Olá Mario Miranda enquanto dava algumas rondas em seu site vendo você “Santo Gringando” percebi que nunca encontrei um pergunta em relação aos usos de metais aqui nas Américas soube também que as espadas não eram feitas de aço ou ferro mas algumas eram feitas sim de madeira e obsidiana verdade ? Os antigos povos usavam ferro de algum modo ? Pois duvido que sabiam fundi-lo, existe arcos como armas na mesoamericana ? Eles sabiam usar o ouro ou mexer com aço ou qualquer tipo destes metais ? Tenho esta pequena duvida sobre o assunto também grato ao irmão pois já me mostrou muitas coisas em relação a igreja que pude me esclarecer muito.

Bruno de Queluz,
(Esta pergunta foi postada por alguém que voltou à igreja depois de um tempo de inatividade, tal vez em parte graças às respostas postadas em AllAboutMormons.com. Clique aqui para ver outras perguntas postadas por membros uma vez menos ativos.)


One Response to “Olá El Santo Gringo enquanto dava algumas rondas em seu…”


Mario Miranda
November 22, 2014

Joseph Smith traduziu um antigo registro gravado em placas de metal. Esse registro é conhecido hoje como o Livro de Mórmon.

Olá irmão. Há um excelente site chamado FAIRMormon que responde perguntas como esta. Meu amigo Luiz Botelho está traduzindo este site para o Português. Será um recurso maravilhoso. Deixe-me responder às suas perguntas usando as informações que encontrei lá.

Alguns ataquem o Livro de Mórmon porque ele menciona metais e metalurgia nas Américas: 1) Alegam que os povos das Américas não usavam metais antes de 900 d.C. 2) Alegam que certos metais mencionados no Livro de Mórmon não estavam disponíveis nas Américas.

O Livro de Mórmon não sugere que metal era comumente usado entre os nefitas. Descreve metais como fontes de riqueza e para ornamentação, e raramente como armas (por exemplo, a espada de Labão) ou itens (por exemplo, placas de metal para os registros sagrados) “de prestígio”.

Aço

O Livro de Mórmon relata que Labão tinha uma espada de aço. Armas de aço realmente existiam no antigo Oriente Próximo nesta época. Ferreiros do Oriente Médio começaram a fabricar aço por volta do século X a.C.

O aço do Novo Mundo mencionado no Livro de Mórmon provavelmente não é aço moderno. Nos tempos antigos, ferreiros experientes poderiam produzir aço usando métodos muito mais primitivos do que os que usamos hoje. Por exemplo, sabiam que se o aço quente fosse mergulhado em água, óleo, ou uma solução de sal, a superfície seria endurecida. Qualquer produção mesoamericana de aço provavelmente dependia de métodos primitivos como este, que requerem menos sofisticação e temperaturas mais baixas.

Outros Metais

Outros metais certamente eram utilizados na América antiga também. Parte de um altar feito de cobre, encontrada no Vale do México, foi fabricada no primeiro século a.C. Em 1998, uma descoberta no Peru comprovou que metais martelados já foram criados em 1400 a.C. A metalurgia é conhecida no Peru a partir de 1900 a.C., e no Equador (através do comércio) em 1000 a.C. Antigos mesoamericanos também usavam ferro de meteoritos ou outras fontes expostas. Artefatos de ferro encontrados em San Jose Mogote foram criados em 1200 a.C. Várias toneladas de artefatos de ferro da época olmeca também têm sido descobertas.

Ademais, muitas línguas antigas mesoamericanas tinham palavras para metais. Seria muito estranho se uma palavra existisse em uma determinada língua se o povo que usava tal palavra não tinha nem conhecimento da coisa que a palavra descrevia.

Espadas

Quando pensamos em espadas, pensamos em espadas modernas feitas de metal. No entanto, o Livro de Mórmon sugere que a maioria das espadas nas Américas não eram feitas de metal. Por exemplo, Alma 24: 11-13 indica que as espadas daquela região poderiam ser “manchadas de sangue”, e espadas de metal não mancham. É interessante notar que há uma espada feita de madeira e rocha obsidiana (o “macuahuitl”) usada entre os astecas e outros antigos mesoamericanos que de fato poderia ter sido manchada de sangue.

Espero que estas respostas ajudem. Deixe-me saber se tiver quaisquer perguntas adicionais. Um abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: