Como Recuperar de um Pecado Sério

por Carlos Cruz -

Cristo sacrificou-se para livrar-nos do pecado
Frequentemente recebo e-mails de pessoas que têm feito pecados muito sérios. Estas pessoas se sentem espiritualmente perdidas e não sabem como voltar ao caminho certo. Se você se encontra nesta situação, quero que saiba que Deus ainda te ama. Não há pecado além do alcance da expiação de Cristo. Através de Cristo, você pode mudar.

Passo 1: Seja Honesto Consigo Mesmo

O primeiro passo no processo de recuperação espiritual é ser honesto consigo mesmo. Seu pecado está estragando a sua vida, e você não tem o poder de vencê-lo. Você precisa da ajuda de Jesus Cristo. Livre-se de seu orgulho e pare de mentir para si mesmo. Pare de imaginar que seu pecado não é tão sério. Pare de culpar os outros por seu pobre comportamento. Pare de fingir que suas escolhas não afetem as outras pessoas ao seu redor.

Faça uma lista de todas as maneiras que seu comportamento atual contradiz as suas crenças. Pergunte a si mesmo por que você continua a fazer coisas que você mesmo considera tão repugnantes. Escrever listas assim ajuda muito; assim poderá organizar melhor os seus pensamentos.

Passo 2: Tenha Esperança e Confiança

Através do sacrifício de Jesus Cristo, podemos vencer o pecado. (Reflections of Christ)

Agora que tem reconhecido a seriedade de seu pecado, deve ter esperança. Seu pecado é profundamente destrutivo, mas através de Jesus Cristo você pode recuperar. Ore frequentemente, pedindo a ajuda de Deus para que possa internalizar esta realidade. Comece a estudar o que os profetas e apóstolos têm escrito sobre o perdão e a expiação. Para algumas pessoas, a esperança vem logo. Para outras, demora um pouco. Só seja paciente. Deus responderá as suas orações no Seu devido tempo.

Além de ter esperança, você precisa confiar em Deus. Seus pecados nunca lhe trarão a paz espiritual. Abandone a sua própria vontade e adote a vontade de Deus. Há muitas coisas na sua vida que você não pode mudar, mas pode sim escolher colocar sua vida nas mãos divinas. Entregue-se a Deus. Ele está disposto a aplicar o Seu poder redentor na sua vida independente do número de vezes que você tem pecado. Ele sempre está disposto a ajudar.

Para mostrar sua submissão a Deus, comece a frequentar a igreja todos os domingos. Estude as promessas que fez quando batizou-se. Converse com seu bispo o presidente de ramo sobre seu compromisso renovado. Tenho certeza que ele estará feliz em poder apoiá-lo.

Se você não é um membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, você ainda pode adorar conosco. A religião deve ser uma parte importante de sua recuperação espiritual.

Passo 3: Aceite a Verdade e Confesse

Com esperança e confiança em Deus, você está pronto para encarar a verdade. Sem medo, escreva tudo que tem feito, inclusive aquilo que é doloroso, difícil e vergonhoso. Também alista as atitudes e pensamentos que produziram seus comporatmentos pecaminosos. Não faça desculpas. Seja honesto consigo mesmo. Como é que seus pensamentos, emoções e ações negativas têm afetado as vidas dos outros? Criar uma lista completa demorará um pouco. Não se sinta apressurado. Cada vez que você sente para aumentar a sua lista, ore a Deus pedindo ajuda e introspecção pessoal.

Quando há identificado todos os seus erros do passado, confesse estes pecados a seu Pai Celestial em nome de Jesus Cristo. Peça o perdão. Peça a fortaleza para evitar o pecado. Deus te ama tanto! Ele está muito feliz que você está procurando corrigir a direção de sua vida.

Um missionário mórmon abraçando um bispo em Aracaju, Sergipe, Brasil.

No caso de um pecado sério, é também importante confessar ao bispo. Ele lhe ajudará a aplicar a expiação de Cristo na sua vida. Não demore. Não dê desculpas. O bispo é a pessoa que Deus chamou para ajudá-lo no processo de arrependimento.

Não tenha medo da excomunhão. Para a grande maioria dos pecados, a excomunhão nem é necessária. Nos raros casos quando é necessária, é simplesmente um passo importante no caminho do arrependimento. Fará possível o rebatistmo, e o batismo é uma ordenança bela e espiritualmente purificadora.

Passo 4: Busque uma Mudança de Coração

Agora que tem confessado seus pecados, pegue a lista de todas as suas atitudes, sentimentos e ações negativas e rasgue-a. Não há necessidade de ficar pensado nos seus erros passados nesta altura. Deus lhe deu uma culpa saudável quando você pecou para que se sentisse compelido a tornar-se uma pessoa melhor. No entanto, não há necessidade de sentir culpa por pecados que já venceu. Você está indo para a frente, não olhando para trás. Cristo lhe está ajudando a conquistar o seu pecado.

Há pessoas que pensam que a culpa eterna é necessária para realizar um arrependimento válido. A culpa é uma consequência do pecado, não um sinal de arrependimento. Seu sofrimento não fará nada para te salvar. Só o sofrimento de Cristo pode fazer isso. Você deve se sentir culpado apenas o tempo que leva para se recuperar espiritualmente, e não por nenhum momento mais.

Também é importante distinguir entre a culpa e a vergonha. Sentimos culpados quando temos feito algo que é horrível. Sentimos vergonhados quando pensamos que nós somos horríveis. É apropriado sentir mal quando se faz pobres decisões, mas nunca devemos questionar nosso valor pessoal como filhos de Deus.

Espero que você tenha evitado o pecado até agora, mas você quer mais do que isso. Você deseja perder a vontade de pecar. Você quer verdadeiramente mudar o seu coração. Este tipo de mudança demora a vida toda. Não é um evento singular.

Como é que pode realizar esta mudança? Primeiro, tem que fazer a sua parte. Se você procurar em todos os cantos de sua mente, com certeza encontrará um pedacinho de orgulho em algum lugar. Todos nós temos. Ele vem da ideia que nós sabemos melhor do que Deus o que é melhor para nós. Procure distanciar-se deste orgulho ao colocar sua vida inteiramente nas mãos de Cristo. Continue frequentando a igreja e estudando as escrituras, especialmente as escrituras que ensinam sobre o perdão e a expiação. Aceite que você, como todos nós, é um pecador. Sempre será um pecador. Sempre seremos completamente dependentes da graça redentora de Cristo.

Depois de fazer a sua parte, peça a Deus que Ele faça a parte dEle também. Ore com toda a sua força, rogando para que o Pai Celestial te livre de seu desejo de pecar. Não esconda nada. As tentações nem sempre podem ser inteiramente eliminadas–até Jesus foi tentado–mas Deus pode te encher com tanto amor que as tentações são inteiramente dominadas. Peça a Deus que Ele realize este tipo de mudança poderosa no seu coração. Provavelmente não acontecerá imediatamente, mas seja persistente. Deus mudará seu jeito de pensar no Seu devido tempo.

Passo 5: Busque ser Perdoado

Agora escreva uma lista de todas as pessoas que você tem prejudicado com suas atitudes, emoções e ações destrutivas, seja por causa de algo que fez ou algo que negligenciou. De repente algumas destas mesmas pessoas também têm te prejudicado. Quando se enfrenta comportamento destrutivo, é comum responder com comportamento similar. Perdoar e pedir perdão muitas vezes andam de mãos dadas. De qualquer jeito, resista a tentação de justificar, desculpar o diminuir seu comportamento.

Quando há terminado sua lista, você tem duas tarefas adicionais. Primeiro, coloque seu nome na lista. Seu pecado há prejudicado a sua vida mais do que qualquer outra. Segundo, escreva o sentimentos que você associa com cada uma das pessoas na sua lista. Ore por cada uma delas todos os dias. Cultive sentimentos de compaixão por aqueles que te têm machucado.

Quando você tem cultivado a compaixão, tem que fazer a restituição. Não deve procrastinar o seu arrependimento, mas também não é uma boa ideia ser impulsivo ou negligente. Converse com seu bispo o presidente de ramo. Ele poderá ajudá-lo a prosseguir com sabedoria e cautela.

Procure conversar pessoalmente com cada uma das pessoas que você tem prejudicado, desde que uma conversa assim não as prejudica ainda mais. Coloque ao lado todos os impulsos de orgulho ou auto-justificação, mesmo se a pessoa com quem está conversando também te machucou no passado. Seu propósito não é explicar-se ou descrever seu ponto de vista. Não é criticar ou brigar. Simplesmente pede desculpas de forma breve e específica, sem dar detalhes não necessários. Faça a restituição sempre quando é possível. Se a pessoa que você prejudicou não quer conversar sobre o assunto contigo, respeite o seu desejo.

Às vezes não é possível conversar com a pessoa que você tem prejudicado. De repente ela faleceu, há restrições legais ou você não pode descobrir onde mora. Neste caso, peça o perdão indiretamente. Escreva uma carta, mesmo se não pode enviá-la; dê dinheiro à caridade predileta da pessoa; faça um projeto de serviço para honrar a memória da pessoa; etc. e tal.

Passo 6: Mantenha a sua Espiritualidade

Através da oração, podemos comunicar com nosso Pai Celestial. Ele está ansioso de guiar-nos e ajudar-nos.

Nesta altura, espero que você se sinta que há começado uma nova vida como um discípulo mais dedicado de Jesus Cristo. Tentações pecaminosas têm mesmo apelo, mas não caia na preguiça! Você precisa manter o seu modo reto de viver. Dedique um tempinho todos os dias para considerar em espirito de oração como são as suas atitudes, sentimentos e ações. Constantemente se avalie. Expulse os sentimentos de orgulho o pecado de sua mente cada vez que os encontre.

Se você maltrata qualquer pessoa na sua vida, imediatamente peça perdão e faça restituição. Dizer “Eu errei” é muitas vezes tão importante quanto dizer “Te amo”.

No passado, você buscava a felicidade no pecado; agora você precisa buscá-la em Deus. Estude as escrituras e ore fervorosa e frequentemente. A medida que cresça espiritualmente, a revelação mais importante que Deus lhe dará será essa: Ele te ama apesar daquilo que fez. Ele sempre te amou.

Busque oportunidades de servir os outros para poder manter a sua espiritualidade. Quando acordamos espiritualmente, naturalmente desejamos ajudar os outros. Aproveite das experiências da vida que tem para servir. Compartilhe o evangelho de Jesus Cristo com seus amigos e família. Ofereça seu amor e apoio aos que também têm pecado. Aprenda a priorizar as necessidades dos outros acima de suas.

Conclusão

Espero que este artigo ajude os que estão lutando com pecados sérios. O arrependimento é verdadeiramente belo e miraculoso. Gosto muito das palavras de Isaías: “Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Isaías 1:18). Este é o poder da expiação de Cristo. Deus te abençoe.

One Response to “Como Recuperar de um Pecado Sério”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)