Templos Mórmons

Os mórmons fazem coisas estranhas em seus templos?

O templo Mórmon em Salt Lake CityOs mórmons consideram as cerimônias do templo muito sagradas e assim são relutantes para falar sobre elas com os que não podem apreciar inteiramente o simbolismo religioso. Aqueles que ainda não são preparados para entrar no templo, um grupo que inclui ambos alguns mórmons e aqueles de outras religiões, são incentivados a participarem nas reuniões semanais nas capelas mórmons, onde a forma da adoração é menos simbólica e assemelha-se à forma de adoração encontrada na maioria das outras denominações. Tendo dito isso, nada estranho acontece nos templos. Está aqui uma breve lista de algumas das cerimônias que lá ocorrem. ()

  • Selamentos. Os mórmons acreditam que o casamento pode durar para sempre, não apenas até a morte. Este tipo de casamento eterno é chamado de “selamento” (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
  • Investidura. Na cerimônia de investidura, os mórmons fazem promessas a Deus. Entre outras coisas, prometemos ser virtuosos, caridosos, benevolentes, tolerantes, e para usar os nossos talentos e os nossos recursos para ajudar a humanidade (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
  • Batismos Vicários. O templo é um lugar onde os mórmons pensem muito em seus antepassados, em suas raízes. Acreditamos que depois desta vida os seres humanos continuam a progredir espiritualmente. Consideramos o batismo um passo importante neste progresso espiritual mas reconhecemos que muitos de nossos progenitores nunca tiveram a oportunidade de serem batizados enquanto na terra. Nos templos, podemos ser batizados vicariamente em seu favor, assim dando lhes uma oportunidade de aceitar ou rejeitar o batismo. Os selamentos e as investiduras também são realizados vicariamente.

Alguns acreditam erroneamente que as nossas reuniões semanais de domingo são realizadas nos templos ou em edifícios chamados de “tabernáculos.” Na realidade, as reuniões de domingo são realizadas em “capelas” SUD, edifícios que são abertos ao público. A igreja construía “tabernáculos” em seus dias iniciais, edifícios que eram usados mais como edifícios públicos das suas respectivas cidades. Aqueles tabernáculos que ainda permanecem são às vezes usados quando grupos grandes de mórmons se reúnem, como em “conferências regionais”.

Uma capela mórmon em Utah

Outros acreditam erroneamente que os mórmons querem impedir que os outros entrem nos seus templos. Ao contrário, a igreja se esforça de maneira extraordinária para incentivar todos os povos a prepararem-se para entrar no templo. Muito do programa missionário mórmon é dirigido a esta finalidade. Por causa da natureza sagrada das promessas feitas no templo, no entanto, somente aqueles que são preparados podem entrar. Sem a preparação necessária, as promessas e os símbolos sagrados não seriam apreciados. Clique para fazer uma excursão virtual da praça do templo.


Os templos mórmons são desnecessariamente luxuosos?

Um templo mórmon no BrasilAlguns criticam a construção de templos, argumentando que o dinheiro para tal construção deve ser dado aos pobres. A dedicação mórmon aos pobres é indiscutível. Reconhecemos a importância de cuidar dos filhos de Deus tanto fisicamente (através de nosso programa humanitário internacional), quanto espiritualmente (através de nosso programa de construir templos). Se alguém falta as necessidades básicas da vida, pode ser difícil desenvolver o lado espiritual. Se alguém falta um relacionamento pessoal com Deus, pode ser difícil para até o homem mais rico ver o mínimo significado da vida. Devemos cuidar tanto das necessidades físicas quanto das necessidades espirituais da humanidade; negligenciar um é negar o outro.

Por que devotar tantos recursos à construção de templos bonitos? Como mencionado acima, os mórmons não realizam suas reuniões semanais nos templos; os lugares onde realizamos reunião regulares, chamados de capelas, são simples. Diferentes das capelas SUD, os templos são considerados literalmente as casas de Deus. Assim como os israelitas antigos dedicavam muitos de seus recursos para construir templos santos, mórmons acreditam que sacrificar para construir templos é uma maneira de honrar a Deus.

Os Mórmons investem em seus templos como forma de honrar a Deus, assim como fez Salomão quando construiu um templo em Israel antigo.
A beleza do templo também ajuda àqueles que nele adoram a reconhecerem que estão num lugar especial; contribui para o tom espiritual que lhes ajuda a sentir mais perto de Deus. Nunca esquecer-me-ei de uma reunião recente no templo em qual participei. Mórmons mexicanos–alguns deles talvez muito pobres–tinham viajado a San Diego, Califórnia para adorar no templo. A beleza física do templo lembra a sua beleza espiritual; imagino que estes santos fiéis sentiram, de uma certa maneira, como se estivessem no céu, um lugar muito diferente da realidade áspera de suas vidas diárias. Embora a igreja faça grandes esforços para melhorar as condições de vida tanto para os mórmons quanto para os “não-mórmons”, garanto que se muitos destes membros fiéis tivessem sido forçados a escolherem entre ajuda monetária ou a oportunidade de adorar naquele templo, a escolha teria sido óbvio. Não devemos negligenciar as necessidades espirituais do ser humano.

Que muitos consideram seu bem-estar espiritual mais importante mesmo que seu conforto físico é ilustrado por uma redação pessoal que escrevi quando era um missionário no Brasil, intitulado O Sacrifício. Clique para fazer uma excursão virtual da praça do templo.

58 Responses to “Mórmons e Templos”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)