Outros Ensinamentos

A Família Eterna

Mórmons acreditam que o casamento é ordenado por Deus. Na cultura mórmon, há dois tipos de casamento.

  • Casamento para a eternidade. Mórmons acreditam que, se realizado por uma pessoa que possui a autoridade apropriada dada de Deus, um casamento pode durar para sempre, mesmo além da morte. De fato, casamento é considerado essencial para o progresso eterno nesta vida e na próxima. Mórmons chamam estes tipos de casamentos eternos de “selamentos”. Crianças também podem ser seladas aos seus pais; Assim como laços maritais, outros laços familiais também podem ser eternos. Por serem tão sagrados e tão essenciais para o progresso eterno, selamentos são feitos somente em templos SUD e são, conseqüentemente, às vezes chamados de “casamentos no templo”. ()
    • A igreja tem se preocupado muito, especialmente nos anos recentes, em oferecer apoio àqueles que, por qualquer motivo, não podem gozar das bênçãos de um casamento eterno. Embora o estilo de vida mórmon seja muito centralizado na família, adultos solteiros e outros que nunca receberam as bênçãos de um casamento no templo contribuem significativamente à comunidade Mórmon. Deus vai abençoá-los por sua fidelidade. Élder Dallin H. Oaks explicou no ano 1996 que pessoas que não podem gozar de um casamento eterno nesta vida não serão penalizadas na vida que vem se permanecerem fiéis em guardar os mandamentos de Deus.
  • Casamento para o tempo. Casamento para o tempo é limitado pelo tradicional “até que a morte os separem”. Na comunidade SUD, tais casamentos são tipicamente realizados em capelas SUD por bispos SUD. As razões de escolher a se casarem para o tempo são muitas e incluem as seguintes:
    • Quando um casal definitivamente resolve se casar, a preparação para um casamento eterno pode demorar até um ano dependendo das circunstâncias individuais do casal e a sua experiência/atividade na igreja. Embora a igreja não o incentive, alguns casais escolhem se casar para o tempo antes que a preparação para um casamento eterno se completa. Em tais casos, mais um ano de preparação é requerido antes que um casamento no templo possa ser realizado.
    • Um cônjuge talvez não seja interessado em se preparar para um casamento eterno. Isso é freqüentemente o caso quando mórmons se casam com os de outras religiões.
    • Aqueles que são “amigados” mas interessados em converter ao mormonismo se casam para o tempo para qualificar para o batismo. Depois de um ano de crescimento e aprendizagem na igreja, tais casais podem ser casados para a eternidade.

Tipicamente a preparação para um casamento eterno inclui freqüentar a igreja regularmente e obedecer os mandamentos de Deus.

  • Para um casal recentemente convertido, a preparação para um casamento no templo inclui um ano de atividade na igreja.
  • Para um converso cujo cônjuge 1) não se torna um membro da igreja ou 2) não se prepara para um casamento eterno, casamento no templo não é possível. Em tais casos, no entanto, a citação do Élder Oaks no ano de 1996, mencionada à cima, certamente se aplica. Aqueles que fazem tudo que podem para seguir Jesus Cristo mas que não podem desfrutar de um casamento no templo nesta vida, não serão negados quaisquer bênçãos na vida vindoura. Muitos mórmons se encontram nesta situação. Estes membros fiéis fazem contribuições importantes e são membros valiosos da comunidade SUD.
(Escrituras: O Casamento)

A Obra Vicária do Templo

Mórmons acreditam que depois desta vida, seres humanos continuam a progredir espiritualmente. Consideramos o batismo e outras ordenanças, realizadas por aqueles que são autorizados por Deus, a serem passos importantes neste progresso espiritual. Muitos de nossos antepassados, no entanto, não tiveram a oportunidade de receber estas ordenanças. Muitos nasceram em épocas em quais a autoridade de agir em nome de Deus–a autoridade de batizar, por exemplo–não se encontrava na terra. Mas outros moravam em países onde o evangelho ainda não tinha sido pregado. Só um Deus injusto limitaria o progresso eterno de tais indivíduos. Progresso deve depender de escolhas pessoais e não de fatores além do controle humano. Para prevenir esta injustiça, Deus providenciou um meio para que todos aqueles que já faleceram possam receber as ordenanças essenciais do evangelho. ()

  • Mórmons acreditam que entre Sua morte e ressurreição, Jesus Cristo visitou aqueles espíritos no mundo espiritual que nunca tiveram a chance de aprender sobre Seu evangelho ou de receber as ordenanças essenciais. Ele pregou a eles e estabeleceu uma obra missionária, mandando os que tinham recebido o evangelho a ensinar os que não tinham. Através destes esforços, muitos de nossos antepassados já aceitaram o evangelho de Jesus Cristo. Como estes conversos não têm corpos físicos, no entanto, ordenanças tais como batismo não podem ser realizadas.
  • Membros da igreja na terra pesquisam a sua história familiar. Ao aprenderem sobre a história de suas famílias, estes membros mandam informações sobre seus antepassados para templos SUD.
  • Nos templos, Mórmons são batizados e realizam outras ordenanças vicariamente em nome de seus antepassados. Os no mundo espiritual assim recebem a oportunidade de aceitar ou rejeitar as ordenanças essenciais, em harmonia com o conceito do livre arbítrio.

Os efeitos da obra vicária nas vidas dos vivos são profundamente positivos. A obra vicária do templo expande a ênfase mórmon na família imediata para incluir gerações passadas. Ajuda os Mórmons a entenderem melhor as suas raízes e os seus lugares no plano de Deus para a humanidade. Malaquias 4:5-6 ensina, “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”. Mórmons acreditam que este “converter do coração” é a obra de pesquisar a história familiar e a obra feita nos templos, obras que unem as famílias através das gerações.

O templo Mórmon em Havaí

24 Responses to “Famílias e Templos Mórmons”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)