O que é a cerimônia de investidura do templo? É um ritual secreto?

Anônimo,



2 Responses to “O que é a cerimônia de investidura do templo? É um ritual…”


Luciano Prado
2010-02-15 04:44:26
Introdução

Templo Mórmon
O templo em Salt Lake City, Utah.
A investidura é uma cerimônia sagrada realizada nos templos mórmons. Assim como os protestantes, mórmons adoram a Deus através de ensinamentos didáticos; ouvimos sermões aos domingos, estudamos as escrituras e vamos à escola dominical. A adoração didáctica é realizada nas capelas mórmons, que são abertas ao público. Além disso, os mórmons também adoram a Deus através de cerimônias sagradas. A adoração cerimonial é comum nas religiões cristãs mas antigas, como as igrejas católicas e ortodoxas. Os mórmons fazem a maior parte de suas adorações cerimoniais nos seus templos. Estas cerimónias são muito sagradas e pessoais, então são realizadas em privado. A investidura é uma dessas cerimônias sagradas do templo.

Sempre que aprendemos sobre uma outra cultura, devemos ter mentes abertas e evitar julgar os outros. O que parece "diferente" para um estrangeiro é natural e bonito para quem está por dentro da cultura. Muitas pessoas julgam as práticas e crenças mórmons de acordo com seus próprios padrões culturais em vez de reconhecer que os mórmons são de certa forma um "grupo étnico" em si mesmos com crenças e costumes únicos que devem ser avaliados por seus próprios méritos.Quando as pessoas julgam a cultura dos outros por seus próprios padrões culturais, intolerância muitas vezes se segue. Obviamente, zombar ou insultar os símbolos da investidura, ou exibi-los publicamente para o entretenimento como foi feito recentemente no seriado Big Love, é extremamente culturalmente insensível.

Já que a investidura é tão sagrada e privada, não vou discutir muitos dos detalhes da cerimônia aqui. No entanto, grande parte da cerimônia pode ser discutida; aqui vou descrever as partes da investidura que têm sido mencionadas publicamente pelos líderes da igreja e em publicações mórmons respeitáveis.

Quais são alguns dos símbolos da investidura?

Um símbolo é um objeto, evento, ação ou ensino que representa uma verdade religiosa. Cada um destes tipos de símbolos é utilizado na investidura. Os participantes se aproximam a Deus quando refletem sobre o significado de cada símbolo. (Referências: 1 2)

Roupas

Assim como as roupas e os colares de clérigos católicos e protestantes, o yarmulke judaico, o hijab muçulmano, e o turbante sikh, os Mórmons também usam roupas como símbolos religiosos.Mórmons entram no templo usando a melhor roupa que têm como sinal de respeito pelas ordenanças sagradas realizadas neste lugar. Uma vez no templo, a roupa de rua é trocada pelas roupas brancas do templo em um vestiário com barracas particulares. A roupa do Templo é completamente branca por duas razões:
  • Primeiro, na cultura mórmon a cor branca simboliza a pureza moral. Este símbolo é derivado do Antigo Testamento. O profeta Isaías escreveu que mesmo os pecados mais escarlates podem tornar-se brancos como a neve através da graça e perdão de Jesus Cristo (Isaías 1:18).
  • Segundo, todas as roupas são da mesma cor, branco, para simbolizar que aos olhos de Deus somos todos de igual importância. Como o Élder John A. Widtsoe disse uma vez, "O mendigo e o banqueiro, o culto e o inculto, o príncipe e o pobre, sentam-se lado a lado no templo e são de igual importância se eles vivem em retidão perante o Senhor Deus, o Pai de seus espíritos."(Referências: 1 2 3)
Parte desta roupa branca do templo é chamada de "garment". O garment é usado mesmo fora do templo para lembrar o usuário das promessas sagradas feitas com Deus no templo. Mórmons usam seus garments debaixo de suas roupas regulares para não chamar a atenção; o garment representa um compromisso particular feito com Deus, e assim é usado de forma particular também.(Referências: 1 2 3)

Ações

Como a forma de adoração cerimonial na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa, a investidura mórmon também inclui ações cerimoniais. Essas ações incluem, entre outras coisas, levantando as mãos enquanto promessas são feitas com Deus. Cada um destes movimentos cerimoniais / simbólicos tem um grande significado cultural e teológico. (Referências: 1 2)

Arquitetura

Templo Mórmon
O templo do Recife, perto do Recife, Brasil.
A arquitetura do templo é também muito simbólica. Na maioria dos templos, existem duas salas utilizadas na cerimônia da investidura, a sala terrestre e a sala celestial.Um véu separa essas duas salas. No Mormonismo, véus muitas vezes representam a separação entre o mundo físico e o mundo espiritual. A sala celestial simboliza o céu, onde homens e mulheres podem um dia viver na presença de Deus. É o lugar mais sagrado e lindamente decorado no templo. Na sala celestial, a barreira entre o mundo físico e o mundo espiritual é muito fina. O espírito de Deus pode ser sentido com grande poder, e a comunicação com Deus através da oração vem facilmente. Algumas das minhas experiências pessoais mais sagradas aconteceram na sala celestial do templo. Esta noção de espaço sagrado é uma das coisas que distingue o mormonismo de muitas outras denominações cristãs.

Nos templos mais antigos, há salas adicionais utilizadas na cerimónia da investidura. Estas salas representam a criação, o Jardim do Éden e o mundo mortal onde atualmente vivemos. Fotos destas salas podem ser encontradas online. (Referências: 1 2 3 4 5)

Quais são os ensinamentos da investidura?

Jesus Cristo
Uma estátua de Jesus Cristo na praça do templo em Salt Lake City.
Uma das finalidades da investidura é ensinar os homens e as mulheres sobre a sua verdadeira relação com Deus. A cerimônia descreve a criação da Terra, incluindo Adão e Eva no Jardim do Éden.Descreve como Satanás tentou Adão e Eva, como eles transgrediram, e como eles foram expulsos do Jardim do Éden. Ela ensina que Adão e Eva fizeram as mesmas promessas com Deus que os adoradores no templo moderno fazem. O relato da criação do mundo descrito no templo é muito parecido com o relato publicado no Livro de Moisés, um livro que os mórmons consideram ser escritura. (Referências: 1 23 4 5 6)

A investidura também ensina sobre o plano de salvação de Deus. Este plano gira em torno de Jesus Cristo e só é possível por causa de Seu sacrifício expiatório. A cerimônia nos ajuda a compreender a nossa existência com Deus antes de nosso nascimento. Ela nos ensina sobre a nossa herança divina e o amor de nosso Pai Celestial. A cerimônia também explica o propósito desta vida mortal. Talvez o mais importante, a investidura descreve as nossas oportunidades eternas e o potencial que temos para voltar a viver com Deus um dia. Como o Presidente David O. McKay ensinou uma vez, "A investidura do templo ... [representa] cada passo que devemos dar na escalada à presença eterna.(Referências: 1 2 3 4 5 6 7 8 9)

Como são apresentados os ensinamentos da investidura?

Nos templos mais antigos, as salas da investidura incluem pinturas murais que retratam a criação, o Jardim do Éden, este mundo mortal e o céu. Com estes panos de fundo, os trabalhadores do templo fazem apresentações figurativas da criação do mundo. Assim, a cerimônia do templo é apresentada através da arte, do teatro e dos símbolos. Nos templos mais modernos (a grande maioria), ao invés de ter murais, as cenas são mostradas em um filme. Usar um filme permite que a cerimônia seja realizada facilmente em muitas línguas diferentes, uma necessidade no que é hoje uma igreja global. (Referências: 1 2 3 4)

Quais são as promessas feitas no templo?

Templo Mórmon
O templo em Salt Lake City, Utah.
Como parte da investidura, os participantes fazem promessas sagradas com Deus.
  • Uma dessas promessas é relacionada com o que historicamente tem sido chamada a lei da consagração. Os participantes prometem dedicar suas vidas a Deus; prometem dedicar seu tempo, talentos e meios para ajudar os outros através da Igreja de Cristo.
  • Outra promessa é a de viver a lei da castidade. Os participantes prometem ser fisicamente íntimos só com seus cônjuges. A fidelidade no casamento e a castidade fora do casamento são muito importantes na cultura mórmon; estes princípios são essenciais para a estabilidade da família.
  • Além disso, os participantes prometem ser caridosos, benevolentes, tolerantes e puros. (Referências: 1 2 3 4 5)
Espero que esta introdução seja útil. A adoração do templo é uma das coisas que eu mais amo no mormonismo. Se você está pensando em entrar na igreja, comece agora a preparar-se para receber as bênçãos do templo. O batismo é apenas o primeiro passo de uma jornada maravilhosa de adoração sagrada e de ricas bênçãos espirituais.
Otavio Neto
2013-09-19 14:57:08
Para bens para quem escreveu, sentir uma grande emoção a ler isto, sentir a presença de Deus qd lia.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: