Olá!

Os escritos adotados pela igreja SUD deixam claro que sempre houve um profeta dirigido por Deus para guiar o povo e que a igreja SUD tem um modelo de apóstolos e profeta como na igreja primitiva. Sobre isso, tenho algumas dúvidas:

1) Quem era O profeta da igreja em Atos? E em que a atuação dele se assemelha à atuação do profeta vivo SUD hoje?

Algumas conclusões que já pensei ->Na verdade, Lucas faz referência a vários profetas e não a um profeta específico (Atos 13. 1; Atos 21. 10; Atos 15. 32; 1 Cor 14. 31). Além do mais, Mateus enuncia que os profetas (a classe de profetas-líderes) terminaram em João Batista [Mateus 11. 13].

Dois candidatos possíveis seriam Paulo e Pedro [Pedro, o mais provável, formaria uma Primeira Presidência com Tiago e João (Gál 2. 9), uma hipótese], mas não existia uma relação de hierarquia entre eles (Gál 2. 11), nem referência ao profeta Pedro na pregação do Evangelho aos gentios por parte de Paulo. Além do mais, Paulo foi chamado pelo próprio Jesus e não por inspiração do profeta vivo naquela época.

Fill de Salvador,



One Response to “Olá! Os escritos adotados pela igreja SUD deixam…”


Ricardo Ramos
2016-01-24 08:51:59
A Igreja é dirigida pelos profetas e pelos apóstolos, como a igreja original de Cristo nos tempos antigos.
Olá Fill. Fico feliz que postou sua pergunta. Só para aclarar, a igreja ensina que sempre há um profeta dirigido por Deus exceto em circunstâncias de apostasia. Como disse o profeta Amos, às vezes há "fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor" (Amos 8:11).

Também é bom salientar que "profeta" e "apóstolo chefe" são sinônimos no pensamento mórmon. Neste sentido, "profeta" não é simplesmente alguém que fala o que acontecerá no futuro. É a pessoa com a autoridade apostólica para receber revelação de Deus e dirigir a igreja toda de acordo com esta revelação.

Em Atos, o apóstolo Pedro teve este papel. Como disse Cristo: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18).

Você mesmo salientou que 1) Lucas faz referencias a vários profetas em Atos, e 2) Mateus ensina que não há mais profetas. Estas duas ideias claramente não são compatíveis. Assim vemos que esta questão tem outro nível de complexidade: as palavras usadas no Novo Testamento nem sempre têm exatamente o mesmo significado que têm hoje em dia.

No caso de Lucas, ele estava falando sobre pessoas com o dom de profecia. Mas quando Mórmons falam em "profeta", geralmente querem dizer alguém com a autoridade apostólica para dirigir a igreja, não necessariamente todo mundo que recebe revelação pessoal para antecipar o futuro.

No caso de Mateus, ele estava falando sobre o Velho Testamento. As escrituras daquela época foram divididas em três categorias: Lei ("Torah"), Profetas ("Neviím") e Escritos ("Ketuvim"). Quando Mateus escreveu que "os profetas e a lei profetizaram até João", ele quis dizer que o velho convênio com Deus (a lei de Moisés) então foi substituído pelo novo convênio cristão.

Com todo respeito, não vejo evidência em Gál. 2:11 que não houve hierarquia entre Paulo e Pedro. Mas concordo que o papel exato de Paulo é um pouco confuso. Chamamos ele de apóstolo, mas ele não foi incluído entre os doze apóstolos. No Novo Testamento, a palavra apóstolo é às vezes usada para descrever qualquer discípulo. De repente Paulo foi um apóstolo neste sentido. Ademais, a palavra apóstolo vem do grego "apostolos", que quer dizer mensageiro. Paulo claramente foi um apóstolo neste sentido, já que viajou tanto pregando as boas novas do evangelho.

Espero que esta resposta ajude! Um forte abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: