Sei que possuímos livre arbítrio, escolhemos ou não seguir os mandamentos, e que direção seguir na vida, mas as vezes fico em dúvida, existe situações em nossas vidas que já estão determinadas pelo Pai Celestial?

Imagino que o dia de nossa partida desse mundo ele determina, mas outras situações também? Isso seria como dizer que existe “destino” etc..

Anônimo,



3 Respostas para “Sei que possuímos livre arbítrio, escolhemos ou não…”


Snaplds
2013-04-05 10:14:49
Olá amigo, A doutrina da existência de um destino ou pré-destinação é anti-bíblica e completamente falsa.

É difícil para nós compreender a questão do tempo como Deus o faz, pois segundo as revelações modernas, "o Presente, passado e futuro estão todos diante Dele como um eterno Agora"... Nossa limitação nessa compreensão nos faz pensar no tempo como uma linha contínua, quando para Deus de alguma forma, os 3 estão todos diante dele.

O Livre arbítrio de fato foi nos dado e nossas escolhas podem de fato determinar e alterar o seguimento das coisas em uma escala eterna. A maioria das coisas que acontecem no mundo se trata de consequências de escolhas feitas por pessoas e que afetam outras. O Livre Arbítrio é um dos maiores dons que teve e quem "procurou destruir o arbítrio do homem" foi de fato, satanás.

Desta maneira, ninguém nasce predéstinado a sofrer, ser rico, pobre, doente, etc. Todas as pessoas podem alterar o percurso durante o caminho.

O que existe sim é a doutrina da Pré Ordenação que é um chamado... Uma responsabilidade e missão recebida antes de vir a terra, mas que não compele ou força ninguém a fazê-lo. (Jeremias 1:5)

Abraço,

SNap
Carlos Roberto De Goes
2013-04-05 13:27:53
Olá caro (a) irmão (a), fico feliz em responder sua pergunta.

Todos nós, como filhos de Deus, recebemos a grande dádiva do arbítrio que consiste em escolher a luz ao invés das trevas ( BEM/MAL ). O Pai Celestial, no princípio nos apresentou seu plano e nos informou que aqui na terra todos seriamos provados ( ABRAÃO 3:25-25 ). O Destino eterno dos filhos de Deus é a vida eterna, no entanto, somos livres para aceita-la ou recusa-la. Nada nos é forçado. O Pai tem um plano para nós, um plano de felicidade, amor e eternidade infinitos para nossa compreensão. Dessa forma cremos em destino. O Destino eterno que Deus preparou para seus filhos que podemos alterar ou não, mediante as nossas escolhas. Temos o destino e o arbítrio um interligado com o outro. Se usarmos o nosso poder de arbítrio ( Que é diferente do poder de escolha PORQUE LIVRE ARBÍTRIO É A CAPACIDADE DE ESCOLHER O CERTO, ESCOLHER ERRADO É DESOBEDIÊNCIA ) estamos aceitando a vontade do Pai concernente ao nosso destino eterno que é qual ? A Vida Eterna.

Espero ter ajudado, bondoso Irmão!
Fábio H.
2013-04-05 08:00:17
Bom dia. James Talmage, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu em seu livro "Jesus, O Cristo", capítulo 3, o seguinte: "[Deus] sabe o que cada um fará sob certas circunstâncias e vê o fim desde o princípio. Sua presciência baseia-se na inteligência e na razão. Ele prevê o futuro como um estado que naturalmente e certamente ocorrerá; não como algo que tem de ser em virtude de ele próprio haver arbitrariamente desejado que assim fosse". Espero ter ajudado.

Deixe um Comentário


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: