Já leu uma página anti-mórmon? Aqui estão algumas respostas!

por Fernando Duarte -

Um amigo recentemente me mandou alguns documentos anti-mórmons que leu na internet. Ele queria respostas, pois está pensando em fazer parte da igreja. Disse bem assim: “ESSA SUA ANÁLISE PODE DEFINIR MINHA DECISÃO DE ME TORNAR MÓRMON”. Aqui está minha resposta:

Olá amigo. Fico feliz que você postou suas perguntas. Estou feliz em poder ajudar, mas não posso aceitar a responsabilidade que colocou nos meus hombros: “ESSA SUA ANÁLISE PODE DEFINIR MINHA DECISÃO DE ME TORNAR MÓRMON”. Estas perguntas suas são importantes, e procurarei ajudar, mas no final é só o Espirito de Deus que pode convencê-lo. Para receber uma resposta de Deus, você precisa frequentar a igreja, ponderar, estudar e orar a Deus. Na hora que Ele escolher, Ele, e só Ele, poderá convencê-lo.

Minhas respostas estão escritas abaixo em vermelho. Espero que ajudem!

Comentários gerais: O senhor anti-Mórmon interprete o Livro de Mórmon justamente de forma para criar uma contradição, mas essas não são as interpretações que um mórmon necessariamente aceitaria.

É interessante que o senhor anti-mórmon só cita mórmons que já morreram mais de cem anos atrás. Porque, será, que ele tem medo do mormonismo moderno? Porque o moderno é mais difícil de distorcer, já que é mais acessível. Muito melhor, da perspectiva anti-mórmon, falar na igreja como existia no século XIX, pois assim fica mais difícil identificar as distorções.

Ademais, o senhor anti-mórmon espera que o leitor aceite a idea que os mórmons modernos acreditam exatamente as mesmas coisas que seus antepassados de 150 anos atrás acreditavam. Todas as igrejas evoluem. A igreja evangélica de hoje, por exemplo, é muito diferente de suas igrejas protestantes progenitoras do século XIX. No caso da Igreja SUD, a mudança é esperada, pois acreditamos na revelação moderna e contínua. Deus pode comunicar com profetas e apóstolos modernos para guiar a Sua igreja de acordo com as necesidades de cada época. Não sei como as outras igrejas explicam as suas mudanças doutrinárias.

20 doutrinas criadas por Smith ausentes no livro de mórmon

1. Deus já foi um homem mortal – O Livro de Mórmon nunca diz que Deus já foi um homem mortal.

Senhor anti-Mórmon, você já ouviu falar de um homem chamado Jesus Cristo? Ele não é Deus? Ele não foi, por um tempo, um homem mortal, embora perfeito? Então. Aqui está uma explicação melhor do tema, caso esteja interessado: https://www.allaboutmormons.com/Questions/ouvi_dizer_mormons_acreditam_deus_PORT_1103.php

2. Deus tem um corpo de carne e ossos. O Livro de Mórmon nunca diz que Deus tem um corpo de carne e ossos.

Os Mórmons acreditam que Deus é um espirito que escolhe habitar em um corpo físico. Estas duas caracterísicas de Deus não são mutuamente exclusivas: https://www.allaboutmormons.com/Questions/acreditam_deus_corpo_fisico_carne_PORT_284.php

3. Deus é casado – O Livro de Mórmon nunca ensina que Deus é casado. Isso foi ensinado no livro “O Vidente”.

Essa ideia não é bem entendida nem muita discutida na igreja. Ademais, o livro “O Vidente” não faz parte de nossas escrituras e reflete só as opiniões do autor, um autor que já morreu há mais de um século.

4. Os homens podem se tornar deuses – O Livro de Mórmon jamais ensina que os homens podem se tornar deuses.

Como deve saber, senhor anti-Mórmon, a idea que “homens podem se tornar deuses” é frequentemente distorcida por pessoas como você numa tentativa de difamar a igreja SUD. Caso deseja entender o que realmente acreditamos, pode ler mais aqui: https://www.allaboutmormons.com/Questions/irmao_duvida_afirmou_livro_mormon_PORT_417.php

Sei que o senhor anti-Mórmon gostaria que nós mórmons acreditassem que toda verdade tem que encontrar-se no Livro de Mórmon. Está procurando aplicar uma visão meio evangélica das escrituras ao mormonismo, mas mórmons simplesmente não veem as escrituras assim. Não é necessário que toda verdade se encontra no Livro de Mórmon. Deus também comunica com profetas e apóstolos modernos, como fez antigamente. As palavras de Deus são importantes, seja qual for a fonte delas.

5. A participação no templo é necessária – O Livro de Mórmon jamais menciona que os homens devem participar das ordenanças do templo.

Como disse antes, para os Mórmons, não é “chocante” que o serviço no templo não é mencionado tanto no Livro de Mórmon. Não vemos escrituras da mesma forma que os nossos irmãos evangélicos as veem. As ordenanças do templo foram reveladas nos últimos dias através de verdadeiros profetas modernos de Deus. Revelações modernas são tão valiosas quanto revelações antigas. Este é, de fato, o modelo bíblico. Que bom que Deus tem revelado coisas sagradas adicionais que os profetas antigos que escreveram o Livro de Mórmon não conheciam ou escolheram não incluir no texto!

6. Jesus e Lúcifer são irmãos. O Livro de Mórmon nunca ensina que Jesus e Lúcifer são irmãos.

Os anti-mórmons vivem falando isso. Explicação: https://www.allaboutmormons.com/Questions/jesus_satanas_diabo_irmaos_assim_PORT_666.php

7. O poder purificador do sangue de Cristo nem sempre é suficiente – Nunca o Livro de Mórmon afirmou que existem certos pecados além do poder purificador do sangue de Cristo.

Caso queira aprender o que realmente acreditamos: https://www.allaboutmormons.com/Questions/site_anti_mormon_seguinte_vao_PORT_602.php

8. Batismo pelos mortos – O Livro de Mórmon nunca ensina que o batismo pelos mortos é uma ordenança necessária.

Veja ítem cinco em cima, basicamente a mesma coisa.

9. A pluralidade dos deuses – O Livro de Mórmon nunca ensina que há muitos deuses.

Esta ideia que acreditamos em uma “pluralidade dos deuses” é basicamente uma repetição do ítem 4. 

10. Sacerdócio – Se você disse não, está certo. O Livro de Mórmon não menciona nem o Sacerdócio Aarônico nem o de Melquisedeque.

Como disse antes, os mórmons não ligam se uma determinada doutrina não se encontra no Livro de Mórmon. Deus comunica com seus profetas modernos assim como Ele comunicava antes. Há muitos motivos que explicam porque o Livro de Mórmon não menciona uma determinada doutrina. Pode ser que simplesmente não foi incluida no texto, pode ser que os que escreveram o Livro de Mórmon ainda não tinham recebido uma determinada revelação de Deus, pode ser que Deus queria que o povo do LDM fizesse algo de maneira diferente de nós hoje em dia, já que nós vivemos em uma situação diferente. As explicações são muitas. Mas uma revelação dada a um profeta ou apóstolo moderno é tão valiosa quanto a revelação antiga. Não faz diferença de onde vem. A palavra de Deus é igualmente importante independente de sua fonte.

11. Não pode beber Chá e café – Isso é tirado de Doutrinas e Convênios 89.

E daí? Mas evidência da revelação moderna. 🙂

12.Três Graus de Glória – Os reinos terrestrial, telestial e celestial jamais são mencionados no Livro de Mormon.

E daí? Mas evidência da revelação moderna. 🙂

13.O Espírito Santo é filho de Deus – Somente Jesus e aqueles que O aceitam como Salvador recebem esse título no Livro de Mórmon. Sob o título de “Espírito Santo” a Enciclopédia de Mormonismo vol. 2, declara: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que o Espírito Santo é um ser espiritual, filho de Deus, o Pai”.

Nunca ouvi esta ideia anti-mórmon. Interestante… pensei que já tinha ouvido tudo. 🙂 É comum falar em todas as criações de Deus como seus filhos. Neste mesmo sentido, todos nós somos filhos de Deus, pois somos Suas criações. O Espírito Santo é um filho de Deus no sentido que Deus O criou. No entanto, Jesus é o Filho de Deus (letras maiúsculas), o unigénito de Deus. Quando falamos “Filho de Deus” no sentido de Cristo, Filho de Deus = Deus o Filho. Para o resto das criações de Deus, filho de Deus = criação de Deus, nosso Pai Celestial.

É importante notar também que A Enciclopédia de Mormonismo não é escritura na Igreja SUD. Não é este livro que define a nossa doutrina. De fato, este livro nem foi publicado pela Igreja SUD.

14. A poligamia aprovada por Deus – A poligamia nunca é mencionada de maneira positiva no Livro de Mórmon. É sempre descrita como uma prática abominável.

Não é isso que o Livro de Mórmon ensina. De fato, o Livro de Mórmon ensina que devemos ser monógamos, a não ser em ocasiões super raras, como as de Abraão, Isaque, Jacó, Daví, etc e tal, quando Deus especificamente dá um mandamento autorizando a poligamia. Obviamente Ele não autoriza a poligamia hoje em dia. Por isso, qualquer pessoa na Igreja SUD que pratica a poligamia é excomungado da igreja.

15. Um homem precisa ter uma mulher para poder ser salvo – O Livro de Mórmon nunca ensina isso.

Além de distorcer a verdade, este senhor anti-Mórmon está confundindo o conceito de salvação e exaltação. Não é necessário casar-se para ser salvo.

É verdade que o homem não é completo sem a mulher. A Bíblia deixa isso bem claro. No entanto, pessoas que não podem casar-se nesta vida por nenhuma culpa própria ainda podem ser até exaltados se são fieis a Deus.

16.Roupas protetoras – O Livro de Mórmon nunca menciona as roupas simbólicas que mórmons usam

E daí? Mas evidência da revelação moderna. 🙂 Para aprender mais sobre as roupas simbólicas que alguns mórmons usam: https://www.allaboutmormons.com/Questions/garment_membros_obrigados_usar_escolher_PORT_1261.php

17.Doutrina deve ser votada – Essas palavras jamais foram ditas no Livro de Mórmon.

Não, na Igreja SUD a doutrina simplesmente não é determinada assim. Em certas raras ocasiões os membros “votam” para mostrar que pretendem apoiar uma determinada revelação. Mas é um sinal de apoio, não um fator que determina o que será considerado doutrina. 

18.A semente de Caim – Esse conceito abominável e tremendamente racista não se encontra no Livro de Mórmon.

É verdade que esta ideia é repugnante. É uma ideia protestante que os Mórmons infelizmente adotaram no século XIX. Que ironia que um anti-mórmon PROTESTANTE faria uma acusação dessa, já que a ideia veio dos protestantes. 🙂 Obviamente, essa ideia não é mais ensinada na Igreja SUD. Felizmente a maioria das Igrejas Protestantes também tem abandonado a mesma. No passado, o racismo era comum em praticamente todas as igrejas; ainda existe em algumas. A revelação moderna tem deixado super claro que o racismo deve ser rejeitado em todas suas formas. Mais informações: https://www.allaboutmormons.com/Questions/negros_realmente_descendentes_caim_conforme_PORT_479.php

20. A Igreja dos Primogênitos – Esta expressão jamais é usada no Livro de Mórmon. A “Igreja do Primogênito” é uma criação de Doutrinas e Convênios 76:94, e da História da Igreja, 1:283

Praticamente não usamos esta frase hoje em dia. Eu, mesmo sendo “ridiculamente mórmon” 🙂 , tive que pesquisar para saber exatamente o que significa. Parece que só é um nome para as pessoas fieis a Deus que morarão eternamente com Jesus depois da ressurreição. Se não me engano, as outras igrejas cristãs têm uma noção parecida. 😉

10 RAZÕES BÍBLICAS PORQUE UM CRISTÃO NÃO PODE SER MÓRMON

1) O Mormonismo ensina que não só a Bíblia, mas também o livro de Mórmon é a infalível Palavra de Deus.

De fato, o mormonismo ensina que nem o Livro de Mórmon nem a Bíblia são infalíveis. É importante notar também que a grande maioria dos Cristãos no mundo hoje em dia também não aceita a idea que a Bíblia é infalível. Mais informações: https://www.allaboutmormons.com/Questions/algumas_pessoas_falam_biblia_bem_PORT_1030.php

O senhor anti-mórmon usa a palavra “Cristão” como se sua denominação fosse a única forma de cristianismo no mundo todo. Amigo, há MUITAS outras formas também! 

2) O Mormonismo ensina que Deus é um homem glorificado e que tem um corpo físico.

Outra distorção de nossa doutrina. (A segunda citação de “Dot. e Cov” nem tem nada a ver com o assunto…) Links que explicam melhor:

https://www.allaboutmormons.com/Questions/ouvi_dizer_mormons_acreditam_deus_PORT_1103.php
https://www.allaboutmormons.com/Questions/acreditam_deus_corpo_fisico_carne_PORT_284.php

3) O Mormonismo ensina que Cristo e o Demônio são irmãos.

Outra distorção. Link: https://www.allaboutmormons.com/Questions/jesus_satanas_diabo_irmaos_assim_PORT_666.php

4) O Mormonismo ensina que Jesus Cristo era casado e polígamo.

O Mormonismo simplesmente não ensina nada disso sobre Jesus. Não ensinamos que Jesus era casado. Não ensinamos que Ele é de alguma forma o filho de Adão e Maria. O “Jornal de Discurso” não é escritura na nossa igreja. 99.9% dos membros de nossa igreja nem tem lido este livro, de tão não importante que é. Ele contem algumas verdades interessantes, mas MUITAS especulações também. Os anti-Mórmons sabem disso, mas continuam citando este livro. É super desonesto, para ser franco.

5) O Mormonismo ensina que a verdadeira igreja deixou de existir até que foi restaurada por Joseph Smith.

Jesus Cristo disse:

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mat. 16,18.

É verdade que Mórmons acreditam que a igreja antiga foi restaurada por Joseph Smith. A única verdade sem distorção neste documento que tenho encontrado até agora! 🙂 As escrituras bíblicas que apoiam estas ideias são MUITAS:

http://translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.allaboutmormons.com%2FScriptStudy%2FPORT_Apostasy.php&act=url

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.allaboutmormons.com%2FScriptStudy%2FPORT_Restoration.php

(Desculpe a tradução por google…)

https://www.allaboutmormons.com/crencas_mormons_apostasia_restauracao.php

Que interessante que um anti-mórmon aparentemente protestante citaria Mat. 16:18. De acordo com a interpretação sugerida, a igreja certa não seria a católica? Mais informações sobre a interpretação mórmon deste versículo: https://www.allaboutmormons.com/Questions/testemunho_evangelho_duvida_pessoal_alterara_PORT_353.php

6)O Mormonismo ensina outro evangelho (pervertido) e não aquele da Bíblia.

A Bíblia diz: “Assim, como já vo-lo dissemos, e agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema*” Gál. 1,9.

*Anátema: excomunhão, maldição, reprovação. Em termos bíblicos, “seja amaldiçoado”

Não somos nós que ensinamos outro evangelho. Ensinamos o mesmo evangelho que Cristo pregou no seu ministério mortal. Este link pode ajudar: https://www.allaboutmormons.com/Questions/apostolo_paulo_disse_galatas_2_PORT_235.php

7) O Mormonismo ensina a salvação dos mortos através do batismo por procuração.

Esta doutrina se baseia numa só passagem das Escrituras mal-interpretada: “Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” 1Cor. 15,29.

Bem, Krister Stendahl, anteriormente o reitor da faculdade de divindade da universidade de Harvard, que depois se tornou o bispo luterano de Estocolmo, aceitou a interpretação mórmon de 1 Cor. 15:29 e achou a prática de batismos vicários “generosa” e “bonita”. A possibilidade que este teólogo estudioso sabe de que fala deve ser pelo menos considerada, não acha? 😉 Mais informações: https://www.allaboutmormons.com/Questions/gostaria_saber_onde_biblia_fala_PORT_85.php

8) O Mormonismo ensina a investigação genealógica dos mortos.

A Bíblia diz: “Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis” 1Tim. 1,4.

Uau, Você nos descobriu, senhor anti-Mórmon! É verdade! O nosso Pai bondoso vai condenar todos os mórmons ao inferno porque estão interessados nos seus antepassados! Evitem esta igreja, gente! Sabemos que os que estão interessados na história familiar vão para inferno mais rápido do que assassinatos, ladrões e políticos! Um link que vai ajudar: https://www.allaboutmormons.com/Questions/ba_blia_ensina_devemos_evitar_PORT_434.php

9) O Mormonismo ensina que existem profetas modernos e revelações divinas atualizadas.

O mormonismo reivindica que Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Araônico de João Batista. O Sacerdócio de Melquisedeque e o Apostolado foram restaurados por Pedro, Tiago e João logo após em 1829. (Dot. e Cov, Seç. 13).

A Bíblia diz: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” Heb. 1,1-2. Em Deut. 18,20.22 há um excelente método bíblico para testar um profeta.

Não vejo nenhuma evidência em Heb. 1:1-2 que não haveria profetas depois de Cristo. É verdade que Cristo transmitiu palavras importantes de Deus durante seu ministério mortal. Neste sentido, é verdade que antes dEle houve profetas que tinham um papel similar. Isso não quer dizer que profetas não existiriam depois de Seu ministério. De fato, são muitas as escrituras que ensinam a importância de profetas: http://translate.google.com/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.allaboutmormons.com%2FScriptStudy%2FPORT_Prophets.php&act=url (Desculpe… google de novo)

Embora uma cuidadosa leitura da Bíblia claramente fornece exemplos de profetas que erraram, esta verdade nem se aplica neste caso, pois o anti-Mórmon nem explica como Joseph Smith viola a suposta “prova” mencionada.

10) O Mormonismo ensina que a salvação depende de boas obras e da aceitação de Joseph Smith.

Não, o Mórmonismo ensina que a salvação vem por Cristo. As obras têm o seu papel, pois, para verdadeiramente aceitar Cristo, temos, além de ter fé, fazer o que Ele nos pede. No entanto, as nossas obras obviamente não são suficientes para nos salvar. Este link ensina melhor: https://www.allaboutmormons.com/Questions/salvacao_teologia_mormon_fe_obras_PORT_720.php

Parece que este senhor anti-mórmon também esqueceu de ler estas passagens bíblicas: https://www.allaboutmormons.com/ScriptStudy/PORT_FaithWorks.php

Basta mencionar, de novo, que livros como Doutrinas de Salvação não determinam o que é doutrina na nossa igreja. Não são escrituras para nós, e quase ninguém na igreja chega a lê-los, porque simplesmente não são importantes para nós. Livros deste tipo têm algumas verdades, sim, mas também muitas especulações e ideias agora rejeitadas. Porque não cita mais os nossos líderes atuais, senhor anti-Mórmon, líderes que ensinam o que realmente acreditamos hoje em dia?

Porque o Mormonismo é uma seita não-cristã? Porque ele adiciona a necessidade de obras para a salvação.

Ok, então a grande maioria dos cristãos no mundo também não são cristãos, pois essa ideia que as obras são importantes para verdadeiramente aceitar Jesus é aceitada por literalmente mas de um bilhão de católicos, entre muitas outras denominações. Parece, ironicamente, que Jesus também não era cristão, pois Ele disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).

Nega que Jesus é o criador incriado.

Jesus não disse MUITAS VEZES na Bíblia que Ele era o Filho de Deus? Um Pai não é, de certa forma, o Criador de Seu Filho? Está certo que Deus o Pai e Deus o Filho são perfeitamente unidos em propósito, funcionando em perfeita harmonia como um Deus monoteísta. Neste sentido é, às vezes, artificial diferenciar entre o Pai e o Filho. Mas quando escolhemos falar isoladamente no Filho, não é lógico supor que Ele é o que disse que era? O Filho de Deus, criado por Seu Pai? Desculpe-nos, senhor anti-Mórmon, se acreditamos demais nas palavras de Cristo e se temos a audácia de supor que Ele falava a verdade sobre sua origem divina.

Altera o ensino bíblico da expiação.

Você quer dizer a Bíblia que tem estes versículos?: https://www.allaboutmormons.com/ScriptStudy/PORT_FaithWorks.php

Contradiz o ensino cristão do monoteísmo.

A Igreja SUD não é nem mais nem menos monoteísta que outras igrejas cristãs. Acreditamos que O Pai, O Filho e O Espírito Santo são simultaneamente tres e um, como os outros cristãos acreditam. Os tres funcionam em perfeita harmonia e propósito como uma entidade monoteísta, a Trindade. Podemos discordar em alguns detalhes, mas a crença é basicamente a mesma.

Questiona a autoridade e veracidade da Bíblia.

Bem, estudos nos Estados Unidos têm demonstrado que Mórmons de fato estudam a Bíblia mais que outras denominações cristãs (especificamente, o estudo comparou mórmons e evangélicos). Amamos a Bíblia. No entanto, como a grande maioria dos Cristãos no mundo, não achamos que a Bíblia é infalível, pois a Bíblia, embora sagrada, não é Deus. É idolatria supor que qualquer objeto ou livro tem as características de Deus. A Bíblia é maravilhosa! Podemos aprender mais sobre nosso Deus ao ler suas páginas! Mas só Deus é infalível. Link: https://www.allaboutmormons.com/Questions/algumas_pessoas_falam_biblia_bem_PORT_1030.php

Eu não nego que os Mórmons são boas pessoas, que eles adoram “um” deus, que eles compartilham palavras comuns com os cristãos, que eles ajudam o seu povo e que eles fazem muitas coisas boas.
No entanto, Jesus disse em Mt 7:21-23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, eu lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” .

Pere aí… esta escritura não claramente indica que, para aceitar Cristo, temos que fazer a vontade de Deus? A palavra “fazer” não sugere a importância de um esforço pessoal, uma obra, uma obra totalmente inadequada para merecer a salvação mas uma obra mesmo assim? É interessante como esta escritura é ignorada quando contradiz as crenças do anti-mórmon, mas é plenamente aceitada quando dá uma impressão desejada.

Tornar-se cristão não significa filiar-se a uma igreja, fazer coisas boas, ou simplesmente, acreditar em Deus.

Bem, ser um verdadeiro cristão realmente requer mais do que os ítens alistados, então não discordo.

Tornar-se um cristão significa que você confia no verdadeiro Deus para a sua salvação através do verdadeiro Jesus – não o irmão do diabo

Se você, senhor anti-Mórmon, é um verdadeiro Cristão, então devemos supor que tornar-se um Cristão verdadeiro também requer que o crente conta distorções e mentiras sobre todo mundo que não compartilhe exatamente (nos mínimos pormenores) as mesmas ideias que você aceita? Quando eu quero ver um exemplo de um verdadeiro Cristão, felizmente tenho Jesus Cristo como exemplo. Desculpe-me, senhor anti-Mórmon, mas não vou olhar para você quando busco exemplo, nem vou aceitar a sua desonestidade.

4 Responses to “Já leu uma página anti-mórmon? Aqui estão algumas respostas!”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)