Estou Apaixonada por um Missionário!

por Bruno Rios -

Missionários
Missionários em Alagoas, Brasil.

De vez em quando uma mulher entra em contato comigo explicando que está apaixonada por um missionário. Essas mulheres me perguntam o que deveriam fazer. Quero muito ajudá-las, então resolvi escrever este artigo. Talvez vocês não gostem das respostas, mas têm o direito de saber. Espero que ajude!

Por que existe a atração?

Não é difícil entender porque missionários são atraentes. Eles dedicam suas vidas a Deus, e isso é admirável. Servir a Deus traz muita felicidade, então missionários são geralmente alegres e simpáticos. Além disso, missionários ensinam doutrinas e verdades divinas. Para confirmar a veracidade destes ensinamentos, Deus muitas vezes manda sentimentos de amor e paz. Estes sentimentos tão importantes podem confundir algumas pessoas, fazendo com que elas pensem que estão apaixonadas.

Quais são as regras dos missionários?

Missionários
Missionários em Aracaju, Sergipe, Brasil.

Missionários são como padres católicos. Eles não podem namorar nem podem ter interesses românticos. O que aconteceria se um padre católico escolhesse namorar? Ele poderia continuar na sua profissão? Ele seria respeitado na sua comunidade?

A situação de um missionário é parecida. Se um missionário namora, ele pode ser mandado de volta para casa sem poder terminar sua missão honrosamente. Na nossa cultura, obedecer a Deus é muito importante. Um missionário que escolhe o romance em vez de fazer a vontade de Deus ao cumprir sua missão terá que enfrentar as conseqüências. Pode perder sua filiação com a igreja por um tempo. Suas oportunidades de servir na igreja podem ser prejudicadas. Na hora de casar também pode haver dificuldades, já que a maioria das mulheres na nossa igreja deseja se casar com rapazes que honrosamente cumpriram suas missões. Missionários que não terminam a missão honrosamente muitas vezes têm grandes sentimentos de culpa e tristeza. Ninguém que realmente gosta de um missionário faria algo para atrapalhar a sua missão.

Se você está pesquisando a igreja, aproveite da experiência maravilhosa! Pense muito nos ensinamentos de Cristo que está recebendo. Pense muito nos amigos e na comunidade. Não pense na atração que sente para com o missionário. A mensagem é muito, muito mais importante que o mensageiro.

O que acontece depois da missão?

Marido e Mulher
Um jovem e sua esposa saindo do templo de Salt Lake.

Uma diferença entre padres católicos e missionário é que missionários só servem por dois anos. Depois de suas missões, missionários voltam para suas terras de origem. Eles então estão livres para namorar e se casar. De fato, muitos missionários têm namoradas ou até noivas esperando-os nas suas cidades de origem.

Ex-missionários muitas vezes continuam a comunicar com os amigos que fizeram enquanto na missão. Em raras ocasiões, estas amizades podem se tornar românticas. Pessoas pensando em relacionamentos românticos com ex-missionários que conheceram na missão devem ser cuidadosas.

O que faço se não sou membro da igreja?

Muitos “não-mórmons” não entendem como há grandes diferenças culturais entre membros de nossa igreja e os de outras crenças religiosas. Essas diferenças culturais podem dificultar um relacionamento romântico interreligioso com um membro da igreja. Já que conhecem essas diferenças religiosas, e já que querem que suas famílias sejam religiosamente unidas, a maioria dos ex-missionários não está disposta a se casar com pessoas que não têm a mesma fé.

Nunca, nunca faça o erro de se afiliar com a Igreja só para que possa namorar um membro, missionário ou mesmo um membro normal. Muitas pessoas conhecem a igreja pela primeira vez através de seus amigos ou namorados, e nisso não há problema, mas a conversão tem que ser um produto de uma real mudança de coração. Afilie-se com a igreja porque ama a Cristo, não por causa de um interesse romântico.

Sou membro da igreja, mas o missionário que gosto é estrangeiro

A nossa comunidade é uma comunidade bastante unida culturamente. Todos os membros da igreja, mesmo aqueles de países diferentes, têm uma cultura em comum. No entanto, há algumas diferenças culturais entre membros da igreja de lugares diferentes que têm quer ser consideradas. Muitas vezes essas diferenças culturais, embora menores do que as diferenças entre membros de nossa igreja e os de outras religiões, podem atrapalhar um relacionamento romântico. Muitos ex-missionários têm pouca vontade de namorar ou casar-se com moças de outros países por estes motivos culturais. Da mesma forma, muitas moças têm pouca vontade de namorar ou casar-se com ex-missionários estrangeiros.

Pessoas diferentes lideram com diferenças culturais de maneiras diferentes. A maioria de pessoas tem dificuldades ao tentar adaptar a mudanças culturais. Se você é uma pessoa muito apegada a cultura de seu país, seria melhor não casar-se nem namorar um estrangeiro. Relacionamentos inter-culturais geralmente requerem que as pessoas envolvidas cedem,  e às vezes muito. Poucos ex-missionários (e poucas pessoas em geral) estão dispostos a abandonar aspectos de suas culturas. Sugiro que tenham cuidado ao pensar em namorar alguém de fora.

Espero que essa informação ajude! Que Deus lhe abençoe.

88 Responses to “Estou Apaixonada por um Missionário!”