Me ajude a entender essa citação do Elder Cláudio Costa na conferência geral de outubro de 2010 com tema “Obediência aos Profetas” onde ele fez uma declaração muito polemizada no meio protestante pentecostal (meus familiares) e que foi a uma das razões de meu afastamento da igreja SUD a 2 anos, leia por favor e me explique pois creio que deve ser dúvida para outras pessoas também: “Segundo princípio: “O profeta vivo é mais importante para nós do que as obras-padrão” (“Catorze Princípios”, p. 26).” O que são as obras padrão em questão? A Bíblia, O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor, levando em consideração que a Bíblia é a palavra de Deus, então a palavra do profeta é mais importante que a de Deus, fazendo dele (o profeta) um semi-deus.

Espero não ter complicado muito. Mais uma vez obrigado.

Joe,



7 Respostas para “Me ajude a entender essa citação do Elder Cláudio…”


Vicente Cruz
2012-07-23 02:56:21
Presidente Thomas S. Monson tem servido como presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde 3 de fevereiro de 2008.
Olá amigo Joe. Esta alegação pentecostal, como diz, é uma séria distorção de nossas crenças. Simplesmente não acreditamos que o profeta moderno é um semi-Deus. Não acreditamos que ele é perfeito. Vemos o profeta modero exatamente como vemos os profetas antigos. São seres humanos como todos nós que foram escolhidos para transmitir a palavra divina.

Os Mórmons acreditam que a verdadeira palavra de Deus é igualmente valiosa independente de sua fonte. A Bíblia e as outras escrituras (Livro de Mórmon, etc e tal) são excelentes fontes da palavra divina. Os profetas modernos também são boas fontes das palavras de Deus, não porque eles são semi-deuses, mas porque Deus os escolheu, assim como Abraão, Moisés, e outros na antigüidade, para servir como seus porta-vozes.

Sei o que o élder Costa quis dizer com sua frase. Eu pessoalmente não teria usado estas mesmas palavras, já que podem causar confusão, mas o princípio que ele está procurando ensinar é verdadeiro. Deixe-me explicar. Os ensinamentos principais que vem de Deus não mudam. Praticamente todos estes ensinamentos já se encontram na Bíblia, então o trabalho principal de um profeta moderno é simplesmente salientar e reforçar os ensinamentos de profetas anteriores, como os Bíblia.

No entanto, em certos raros casos Deus quer mandar uma mensagem específica para nossa época. Por exemplo, ele sabia que nos últimos dias "maldades e desígnios... virão a existir no coração de homens conspiradores" (DeC 89:4). Existe descrição melhor das grandes empresas internacionais que procuram viciar o povo no cigarro, no álcool, nas drogas, etc. e tal? Deus sabia que este mal aconteceria na nossa época, então por isso, nesta mesma revelação moderna, Ele comunicou com um profeta moderno explicando que deveríamos evitar esta substâncias. Como você pode ver, nestas ocasiões raras quando Deus quer dar um conselho importante especificamente para nossa época, os profetas modernos podem ser muito útis.

Ítalo Emanuell F.Carneiro
2012-07-20 22:04:02
Olá Joe, sei que os profetas vivos são humanos, porém eles quando falam movidos pelo Espírito Santo falam a vontade de Deus, é uma benção realmente temos profetas vivos em nossos dias.

Gostaria de dizer que a igreja é de Jesus Cristo, e os profetas são e serem serão instrumentos na mão de nosso Deus, assim como falou Paulo: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina, ver Efésios 2:20)

Na época de Moisés, Deus assim declarou: "E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus" (veja Êxodo 4:16), nessa passagem aprendemos que Moisés não era Deus ou um semideus, mas ele falaria a vontade de Deus para o povo. Da mesma forma é com os nossos profetas vivos.

Entendendo que o padrão de Deus sempre foi chamar profetas em cada época para lhe declarar a sua vontade, e que "certamente Deus não fará coisa alguma, sem antes ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas"(Amós 3:7) e que mesmo após a ascensão de Cristo os profetas continuaram guiando a Igreja de Cristo aqui na terra (veja Éfesios 4:11-14) e assim iria continuar "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus"(ver Efésios 4:13)

Assim, precisamos de profetas vivos para nos guiar em nossos dias, é por isso que o profeta vivo é muito importante, pois sem eles não iriamos entende-las e nem tampouco ampliar o nosso conhecimento a respeito de passagens obscuras, eles acabam com os mistérios de Deus, pois a eles são dados tal dom de revelação e as chaves a eles investidos nos mostram a forma de melhorar nosso comportamento para nos preparamos a presença de Deus.

As obras-padrão são definidas no Guia de Estudos das Escrituras como a Bíblia (Velho e Novo Testamento), Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor (p. 27, parte de Cânon), porém na nona Regra de Fé aprendemos: "Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus", logo acreditamos revelações adicionais dadas aos profetas vivos.

Os profetas vivos são importantes, mas não são como Deus ou um semideus: O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passe os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo." (D&C 1:38)

Um grande abraço.
Leonardo
2012-07-23 01:25:06
A Igreja é dirigida pelos profetas e pelos apóstolos, como a igreja original de Cristo nos tempos antigos.
Não tente entender uma frase sozinha, e sim o contexto, não tente entender porque existe uma maçã no chão de um carro sem perceber que o carro carrega caixas de maçãs.

Elder Costa quis dizer que o profeta moderno pode revelar coisas atuais, para nós. Cláudio Costa disse depois: "***O profeta vivo recebe revelações específicas para nós***. Lembro-me de muitas vezes em que estive presente para ouvir um dos servos do Senhor falar algo específico para uma cidade ou um país. Lembro-me de pelo menos três profetas, videntes e reveladores vivos que falaram sobre meu país, o Brasil."

O Profeta, as Obras Padrões, ambos são importantes, saber a história de Israel, de saber sobre os lamanitas, mas um profeta vivo também pode nos revelar a vontade de Deus diretamente a nós.

NÃO estou desconsiderando as Escrituras, mas lhe digo, que um Profeta é importante, porque sem um profeta, o povo se PERDE. Pode ver o Exemplo do mundo, ficamos um longo tempo sem profetas, e nem as Escrituras impediram a Apostasia e a variedade de Doutrinas criadas.
Fábio H.
2012-07-20 19:27:17
Boa tarde. Jamais consideramos o profeta um semi-deus. Isso é um preconceito. Conforme os princípios do Evangelho, que aprendemos nas aulas de domingo, o Profeta é um homem escolhido que fala com Deus e transmite Sua palavra para nós. Espero ter ajudado um pouco. Está convidado a participar de uma reunião de domingo. Um abraço.
Celso
2012-07-19 18:22:55
A questão está em entender o princípio da revelação, ou seja, todos podemos receber revelação pessoal através da oração sincera com real intenção, mas quando se trata de todos os filhos de Deus o Senhor estabelece a um profeta e o mesmo recebe revelação para aquela geração na sua respectiva dispensação de tempo. Nós podemos receber revelação, através do Espírito Santo, confirmando aquelas verdades transmitidas pelo profeta vivo, mas para isso precisamos ser humildes, termos sinceridade de propósito e real intenção, assim sendo podemos receber a confirmação daquelas palavras dadas pelo profeta vivo.

Um exemplo claro disso, está no próprio Livro de Mórmon, nos capítulos 8 e 11 do Livro de I Néfi, onde Néfi recorre a esse recurso para poder ver e compreender o sonho de seu pai Lehi.

Nisso reside toda a verdade, na confirmação através do poder do Espírito Santo, das coisas de Deus. Aí está a nossa salvação, pois ela se resumi em seguir os conselhos das escrituras e ao profeta vivo, pois ele que tem a informação atual e dada por Deus nos nossos dias.

Então a afirmação do Elder Claudio Costa, não possui nada de polemica, mas é a pura verdade, a qual é corroborada pelas próprias escrituras. Não seria então o momento de repensar e meditar sobre isso e humildemente seguir o exemplo do profeta Joseph Smith e dobrar seus joelhos em humilde oração e buscar por si mesmo a confirmação de todas essas coisas?
Anônimo
2012-07-19 19:48:39
Olá, Creio que você está um pouco equivocada, é uma questão de português e raciocinio lógico.

Quem escreveu as obras padrão? Vamos lás Moisés escreveu os 5 primeiros livros da Biblia, o pentateuco e seguida relatos de davi e outros. No Novo Testamento Cristo não escreveu nada, somente os apostólos. No Livro de Mórmons foram Néfi, Enos entre outros, resumidos por Mormon. Em D&C, foam revelaçãoes obtidas por Joseph Smth, o profeta, y otros.

A questão é simples, todos escreveram, mas quem deu a revelação foi Deus. O profeta ele é o mensageiro de Deus na atualidade. Ele é o porta-voz de Deus. Significa que não faz o profeta de semi-deus, se as obras padrão foram escritas por profetas por meio das revelações de Deus, o profeta hoje em dia é importante também.

Espero ter ajudado.

Att,
Douglas Delabrida
2012-07-19 18:04:07
Olá Joe, que bom você ter vindo aqui tirar suas dúvidas, antes de tudo quero lhe dizer que sei que Joseph Smith foi o profeta da restauração, assim como ele e outros profetas são homens de Deus.

Joe os profetas não falam por si próprios eles tem orientação de Deus. As palavras de Deus nunca sessam, ainda mais agora na plenitude da restauração.

Joe vivemos em uma época em que precisamos de Deus mais do que qualquer outra época passada, ainda bem que temos profetas vivos.

Joe ore pergunte ao Pai acreditando que recebera, se estás coisas são verdadeiras... E lembre-se os profetas falam por Deus.

Espero ter ajudado um abraço até mais :D

Deixe um Comentário


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: