Olá tudo bem? Prazer em estar no site de voces novamente e ter a oportunidade de aprender um pouco mais, acredito que o aprendizado é a chave para a sabedoria e a sabedoria é a própria felicidade eterna. Bem eu gostaria de tirar uma dúvida. Há mais ou menos dois anos conheci um site chamado vozes mórmons, li muitos conteúdos deles, muitos achei bem interessantes, porém este mesmo site utiliza se de uma acidez crítica. Segundo eles esta visão crítica sobre fatos da igreja é para ajudar membros a conhecer melhor a história da religião, sob uma visão mais academica e racional. Gostaria de saber a opinião de voces sobre isso. Sé é o correto ou não é correto ver o evangelho desta forma, se perde ou não o espirito, se edifica não edifica. Obrigado

Pedro,



2 Responses to “Olá tudo bem? Prazer em estar no site de voces…”


Fernando Ramos
2016-01-31 14:00:33
Olá irmão Pedro. Não conheço bem o site específico que mencionou, mas tratar a história e doutrina da igreja desta maneira está ficando mais e mais comum. Então farei comentários sobre a abordagem geral, não o site em si.

O propósito da igreja é ajudar o povo a conhecer Cristo melhor para poder melhor seguir os Seus ensinamentos e receber a redenção que só Ele oferece. Na igreja falamos muito nas partes de nossa história que são inspiradoras, justamente para promover a fé. Não há nada ruim nisso! Quando ouvimos histórias de pessoas com grande fé, nós também sentimos o desejo de sermos fieis a Deus.

Há muito na história da igreja que é interessante, mas que não serve este propósito. A grande maioria desta história "extra" não é polémica, mas não é por isso que deixa de ser interesante. Como todo grupo, também há exemplos na nossa história em quais membros da igreja erraram, claro.

Não há nada de mal em estudar a história mórmon "extra" de forma acadêmica. A igreja há publicado livros que descrevem em detalhe muitos aspectos de nossa história que não são frequentemente mencionados na escola dominical. Os eruditos acadêmicos da história mórmon mais respeitados são em grande parte membros fieis da igreja (e.g., Richard L. Bushman, Ronald W. Walker, etc. e tal). A história não é segreda.

O problema é que frequentemente certos grupos são nada mais que lobos disfarçados de ovelhas. Falam que simplesmente querem promover o estudo acadêmico da história mórmon (uma meta excelente), mas então apresentam a história mórmon de uma forma muito distorcida, às vezes enfatizando só as partes mais polémicas, às vezes exagerando o que realmente aconteceu, às vezes interpretando os fatos através da lente mais sensacional possível, mesmo quando há outra explicação igualmente provável que não é tão polémica.

Estas pessoas, que às vezes são até membros ativos da igreja (mórmons culturais em vez de mórmons consagrados), usam palavras sofisticadas para destruir a fé do povo, fingindo que só estão interessadas em promover um estudo "mais maduro" da história mórmon.

Então, diria que é bom estudar a história mórmon. Especialmente as partes que promovem a fé. Se quer estudar as outras partes por curiosidade, também não há problema nisso. Mas não se engane ao pensar que todo mundo que promove o estudo acadêmico é de verdade objetivo.

Espero que esta resposta ajude! Um forte abraço.
Jose Américo
2016-02-01 05:54:28
Penso que Fernando Ramos foi muito feliz em suas colocações, um pouco de intelectualismo não faz mal, mas cuidado, as escrituras são claras quando dizem que a melhor forma de entender as coisas espirituais não é a materialidade mas sim pelo espírito. Tive a oportunidade de entrar neste site, li muitas postagens, algumas coerentes, outras nem tanto. Alguns membros que não entendem direito a doutrina, acabam fazendo comentários infelizes, tem que ter fundamento, opiniões puramente especulativas não edificam, pois é como você pensa, lembre-se "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor!!" (Isa 55:8).

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções:

Secured By miniOrange