Me expliquem isso: Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo têm um corpo de carne e Ossos tão tangível quanto o do homem. O Espírito Santo é um Ser espiritual. (Ver D&C 130:13, 2223.) A Biblia não ensina assim. O Deus dos hebreus é espírito.
9 Respostas para “Me expliquem isso: Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo têm …”
Valdaires Amaro
2012-03-20 02:54:42
Em nenhuma pagina da Bíblia alguém encontrará o ensinamento que Deus é apenas um espírito, mas ao contrario, nela encontramos o ensinamento que Deus possui um espírito.
17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Atente nessas escrituras para a frase "derramarei do meu espírito". Se a escritura cita que Deus possui um espírito, então está mais que claro que Ele possui um corpo.
Agora veja o que o rei Davi disse:
Salmo 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.
Esta é ainda melhor que a primeira, pois nessa escritura o rei Davi reconhece que existe um Deus e ele suplica para que o espírito desse Deus o acompanhe.
Essas escrituras já seriam suficientes para testificar que Deus possui um corpo, mas recomendo que você entre no link abaixo para mais esclarecimento, pois nesta pagina abordamos o assunto referente o que está escrito em João 4:20-24, isto porque muitos se apegam a esta passagem para dizer que Deus é apenas um espírito.
Começo respondendo sua pergunta fazendo outras perguntas. Você acredita que Cristo ressucitou? Eu acredito que Ele ressucitou, e conforme Ele mostrou e provou a Tomé, ele ressucitou com um corpo de carne ossos. Você acredita que é um filho de Deus, feito à Sua imagem e semelhança, exatamente como é descrito em Genesis, "Façamos o homem conforme nossa imagem e semelhança"? Também acredito na primeira visão de Joseph Smith onde ele viu o Pai e o Filho. Mas para que você tenha uma compreenção melhor desta doutrina é nescessário que você se aprofunde muito mais nos estudos doutrinarios da Igreja restaurada e de muitas verdades deturpadas ao longo das eras pelas doutrinas dos homens
No entanto te adianto que o corpo ressucitado do Filho assim como o do Pai é um corpo de carne e ossos, mas não vivificado pelo sangue, e sim pelo espírito. Infelismente o espaço não nos permite maiores esclarecimento, pois o assunto é estenso eoutros teriam que ser explicadopara que ficasse mais claro a doutrina. Por isso aconselho procurar a Igreja e assim ser melhor esclarecido por irmãos que tenham o conhecimento real da doutrina.
Italo Emanuell Carneiro
2012-03-21 17:44:13
Olá, Anonimo!! Através da oração sincera do jovem Joseph Smith de saber a verdade aprendemos que ele teve o privilégio de ver, conversar e saber quem era Deus, O Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo, como consequência foi saber dizer como era a aparência FÍSICA e LITERAL de Deus, o Pai, Jesus Cristo e posteriormente do Espírito Santo que tem a forma corpórea espiritual. (veja Joseph Smith História 1:9-19, na Pérola de Grande Valor).
Logo, o conhecimento adquirido não foi com base numa mera leitura da Bíblia, mas irei usar a Bíblia que contem os ensinamentos dos antigos profetas Hebreus para mostrar que se harmoniza ao ensinado pela revelação moderna dada ao profeta Joseph Smith.
Segundo, precisamos entender o conceito de Trindade SUD: Na Trindade há três pessoas distintas: Deus, o Pai Celestial; seu Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Estes três trabalham juntas em perfeita união.
Deus, o Pai Celestial é o Pai de nossos espíritos (ver Heb. 12:9; Mt. 2:10), então antes de vimos para essa terra vivíamos em sua presença em espírito, sem um corpo físico (ver Jeremias 1:5; Jó 38:4-7), inclusive com Jesus Cristo (ver João 1:1-2, 14) que foi escolhido para ser o Salvador e Redentor de toda a raça humana (ver Efésios 1:4; Apocalipse 13:8; I Pedro 1:20).
Embora, não nos lembramos de nossa existência passada (pois, nos foi colocado um véu de esquecimento), nascemos nessa terra com um corpo físico e tangível de carne e ossos que está sujeito à dor, sede, cansaço e a morte. O nosso corpo físico é uma morada para o espírito que é imortal (veja Tg. 2:26) e quando morremos fisicamente ele fica na terra e nosso espírito irá para um local conhecimento como mundo espiritual (ver II Pedro 3:18-20; bem como a revelação moderna D&C 138), aguardando a ressurreição corporal.
E o que tudo isso tem a ver com o fato de Deus, o Pai Celestial e Jesus Cristo terem um corpo de carne e ossos tão tangível quanto ao do homem? Irei explicar agora com base na doutrina da RESSUIRREIÇÃO do primeiro homem que serve de modelo para a nossa futura também: "E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco". E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um ESPÍRITO não tem CARNE E NEM OSSOS, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles.
Sabemos que Jesus Cristo embora tendo poderes divinos, através de Maria ele herdou um corpo físico que nem o nosso que um dia iria morrer, o evangelista Lucas mostra claramente que um Espírito não tem carne e ossos, mas como na condição de um ser ressuscitado (corpo ressuscitado é a união do corpo físico de carne e ossos com o espírito para não mais se separar) sim, os apóstolos não crendo ele pediu algo para comer e Ele o comeu, mostrando assim mais ainda que a mesma sociabilidade que antes existia continua existindo, mesmo tendo um corpo tangível de carne e ossos.
Depois, vemos o que Lucas escreveu falando a respeito da Ascensão de Jesus Cristo aos céus, a morada do Pai Celestial: "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". (Atos 1:10-11)
Isso mostra que Jesus Cristo foi para seu Pai Eterno com o corpo físico de carne e ossos e que com o mesmo corpo irá retornar.
Já que Jesus Cristo tem um corpo físico de carne e ossos, o Pai também tem, pois o Apóstolo Paulo escreveu: "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. " (Hebreus 1:3)
Isso significa dizer que Jesus Cristo tendo a mesma glória de Deus, seu Pai, a Majestade e na mesma epístola Paulo, diz que a perfeição de Jesus só veio depois da sua morte na cruz, veja Hebreus 5:8-9 e segundo a escritura acima vemos Jesus é a imagem de seu Pai, logo o Pai para ser Perfeito tem que ter um corpo físico também de carne e ossos. (veja também Atos 7:55-56)
E o Espírito Santo tem a forma de um espírito como o seu que está morando em seu corpo físico, para que assim possa habitar e testificar a veracidade do Pai e do Filho que é a lógica.
Quando a escritura diz que Deus é espírito (João 4:24), note-se o que diz adiante: e importa que os que os adoram, o adorem em espírito e em verdade. Assim como não é necessário que deixemos nosso corpo para adorar em espírito o Espírito de nosso Deus, não é necessário que Ele se despoje do corpo para podermos fazê-lo.
A escritura moderna diz: "Pois o homem é espírito" (D&C 93:33), isso não quer diz que o homem não tem uma forma física e que não tem um corpo físico de carne e ossos(veja o que diz a escritura posteriormente), muito pelo contrário, o nosso espírito mora dentro de nosso corpo da mesma forma como é Espírito de Pai Celestial e Jesus Cristo que habitam seus corpos perfeitos tangíveis de carne e ossos.
Espero que possa ter lhe ajudado.
Abraços...
Italo Emanuell Carneiro
2012-03-28 19:14:34
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Olá amigo. Jesus Cristo ao vim a terra ganhou um corpo físico de carne e ossos sujeito a dor, cansaço e também a morte física. Porém, como aprendemos ele morreu e ressuscitou ao terceiro dia, numa dessas passagens da Bíblia que mostra a sua literal ressurreição está assim escrito: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um ESPÍRITO NÃO TEM CARNE NEM OSSOS, como vedes que eu tenho" (Lucas 24:39), o Salvador mostrou que tinha um corpo de carnes e ossos (coisa que um espírito não pode ter) aos seus apóstolos aterrorizados, tão literal é sua ressurreição que ele pediu-os "um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles." (versículos 42 e 43) Jesus Cristo subiu aos céus com esse mesmo corpo de carne e ossos: "Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir ASSIM como para o céu o VISTES IR" (Atos 1:11), disse os anjos aos discípulos do Salvador subindo ao seu Pai.
O apóstolo Paulo escrevendo uma das epístolas comparou Jesus Cristo ressuscitado com o Pai Celestial: "O qual (referindo-se a Jesus Cristo ressuscitado), sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, (... ), assentou-se à destra da MAJESTADE NAS ALTURAS (=Referindo-se a Deus, o Pai Celestial, veja a visão de Estevão em Atos 7:55-56)", agora se Jesus Cristo ressuscitado (que é perfeito) é a expressa imagem e glória de seu Pai Eterno que também é perfeito, o que podemos concluir? Que o Pai também tem um corpo de carne e ossos!!
O Espírito Santo é um personagem em espírito, pois não tem um corpo de carne e ossos (veja Lucas 24:39, logo o Espírito Santo é um ser Espiritual.
A passagem bíblica que diz que Deus é espírito é essa: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24), ou seja, João quis dizer que ao verdadeiro tipo de adoração a Deus deve ser feito no espírito do individuo que habita em um corpo físico de carne e ossos ("o corpo sem o espírito está morto"- Thiago 2:26) tanto durante antes a morte quanto após a ressurreição literal do corpo ("todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo"-1 Coríntios 15:22).
Espero ter respondido amigo e lhe ajudado...
Abraços.
Davi Rodrigues
2012-03-19 19:14:59
As escrituras sagradas dizem que somos feitos a imagem e semelhança de nossso Deus. Assim, Deus possui um corpo de carne e ossos, igualmente ao nossso, porém perfeito e glorificado.
Contudo, o Espiríto Santo, é um ser em Espiríto, com as mesmas características do nosso, mas possui forma, igual ao nosso.
Não consigo conceber qual o espanto neste conhecimento.
Davi Ramos
Elaine
2012-03-21 20:18:50
Ótimo perguntar isso, o Espírito Santo é um ser celestial do qual é simbolizado por uma pomba, nós chamamos de espiríto consolador, é ele que sussura palavras diretamente para você para avisar, aletar, confortar, etc. Na trindade: o Pai, o filho e o Espiríto Santo são pessoas destintas que trabalham juntas em perfeita união. O sentimento do Espírito Santo em sua vida, só poderá sentir quando estiver em prontidão com as coisas de Deus, ele pode até te salvar da morte, avisando-te para não seguir um determinado caminho aquele dia, não entrar naquele trem/onibus/metro/avião. Acredite, sua vida terá muitas bençãos quando o Espiríto Santo fazer parte da sua vida diária, orando e lendo as escrituras.
Amém.
Helenilson Pereira da Silva
2012-03-23 14:23:52
Segundo a doutrina mórmon, Deus é espírito em um corpo assim como nós somos. Entretanto, Ele é perfeito e nós ainda somos perfeitos. Viemos para a Terra para adquirir um corpo como o Pai tem. Lá na pre-existência, antes de nascer, só tínhamos um corpo de espírito. Por isso, no plano de salvação, precisaríamos vir para adquirir um corpo de carne e ossos. A doutrina sobre o corpo glorioso de Deus foi revelada quando a Igreja antiga de Cristo voltou a partir de Joseph Smith.
Leandro Zanata
2012-03-26 16:32:24
Ensina sim, o próprio Cristo declarou: "Quem me vê a mim, vê o Pai"...
Anônimo
2012-04-02 03:21:59
Afinal o que é literal ou figurativo na Biblia? Como respondeu Zanata, quem vê o filho Vê o Pai, os Mórmons acreditam mesmo que Deus possui um corpo de carne e osso. Bom, agradeço as respostas, era só uma dúvida que eu tinha e foi respondida conforme eu esperava. Abraço fraterno em Jesus Cristo
Atos 2:17-18
17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Atente nessas escrituras para a frase "derramarei do meu espírito". Se a escritura cita que Deus possui um espírito, então está mais que claro que Ele possui um corpo.
Agora veja o que o rei Davi disse:
Salmo 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.
Esta é ainda melhor que a primeira, pois nessa escritura o rei Davi reconhece que existe um Deus e ele suplica para que o espírito desse Deus o acompanhe.
Essas escrituras já seriam suficientes para testificar que Deus possui um corpo, mas recomendo que você entre no link abaixo para mais esclarecimento, pois nesta pagina abordamos o assunto referente o que está escrito em João 4:20-24, isto porque muitos se apegam a esta passagem para dizer que Deus é apenas um espírito.
http://verdadesquesalva.blogspot.com/2008/12/deus-possui-um-corpo-o-dialogo-de-jesus.html
Espero ter ajudado.
No entanto te adianto que o corpo ressucitado do Filho assim como o do Pai é um corpo de carne e ossos, mas não vivificado pelo sangue, e sim pelo espírito. Infelismente o espaço não nos permite maiores esclarecimento, pois o assunto é estenso eoutros teriam que ser explicadopara que ficasse mais claro a doutrina. Por isso aconselho procurar a Igreja e assim ser melhor esclarecido por irmãos que tenham o conhecimento real da doutrina.
Logo, o conhecimento adquirido não foi com base numa mera leitura da Bíblia, mas irei usar a Bíblia que contem os ensinamentos dos antigos profetas Hebreus para mostrar que se harmoniza ao ensinado pela revelação moderna dada ao profeta Joseph Smith.
Segundo, precisamos entender o conceito de Trindade SUD: Na Trindade há três pessoas distintas: Deus, o Pai Celestial; seu Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Estes três trabalham juntas em perfeita união.
Deus, o Pai Celestial é o Pai de nossos espíritos (ver Heb. 12:9; Mt. 2:10), então antes de vimos para essa terra vivíamos em sua presença em espírito, sem um corpo físico (ver Jeremias 1:5; Jó 38:4-7), inclusive com Jesus Cristo (ver João 1:1-2, 14) que foi escolhido para ser o Salvador e Redentor de toda a raça humana (ver Efésios 1:4; Apocalipse 13:8; I Pedro 1:20).
Embora, não nos lembramos de nossa existência passada (pois, nos foi colocado um véu de esquecimento), nascemos nessa terra com um corpo físico e tangível de carne e ossos que está sujeito à dor, sede, cansaço e a morte. O nosso corpo físico é uma morada para o espírito que é imortal (veja Tg. 2:26) e quando morremos fisicamente ele fica na terra e nosso espírito irá para um local conhecimento como mundo espiritual (ver II Pedro 3:18-20; bem como a revelação moderna D&C 138), aguardando a ressurreição corporal.
E o que tudo isso tem a ver com o fato de Deus, o Pai Celestial e Jesus Cristo terem um corpo de carne e ossos tão tangível quanto ao do homem? Irei explicar agora com base na doutrina da RESSUIRREIÇÃO do primeiro homem que serve de modelo para a nossa futura também: "E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco". E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um ESPÍRITO não tem CARNE E NEM OSSOS, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles.
Sabemos que Jesus Cristo embora tendo poderes divinos, através de Maria ele herdou um corpo físico que nem o nosso que um dia iria morrer, o evangelista Lucas mostra claramente que um Espírito não tem carne e ossos, mas como na condição de um ser ressuscitado (corpo ressuscitado é a união do corpo físico de carne e ossos com o espírito para não mais se separar) sim, os apóstolos não crendo ele pediu algo para comer e Ele o comeu, mostrando assim mais ainda que a mesma sociabilidade que antes existia continua existindo, mesmo tendo um corpo tangível de carne e ossos.
Depois, vemos o que Lucas escreveu falando a respeito da Ascensão de Jesus Cristo aos céus, a morada do Pai Celestial: "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". (Atos 1:10-11)
Isso mostra que Jesus Cristo foi para seu Pai Eterno com o corpo físico de carne e ossos e que com o mesmo corpo irá retornar.
Já que Jesus Cristo tem um corpo físico de carne e ossos, o Pai também tem, pois o Apóstolo Paulo escreveu: "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. " (Hebreus 1:3)
Isso significa dizer que Jesus Cristo tendo a mesma glória de Deus, seu Pai, a Majestade e na mesma epístola Paulo, diz que a perfeição de Jesus só veio depois da sua morte na cruz, veja Hebreus 5:8-9 e segundo a escritura acima vemos Jesus é a imagem de seu Pai, logo o Pai para ser Perfeito tem que ter um corpo físico também de carne e ossos. (veja também Atos 7:55-56)
E o Espírito Santo tem a forma de um espírito como o seu que está morando em seu corpo físico, para que assim possa habitar e testificar a veracidade do Pai e do Filho que é a lógica.
Quando a escritura diz que Deus é espírito (João 4:24), note-se o que diz adiante: e importa que os que os adoram, o adorem em espírito e em verdade. Assim como não é necessário que deixemos nosso corpo para adorar em espírito o Espírito de nosso Deus, não é necessário que Ele se despoje do corpo para podermos fazê-lo.
A escritura moderna diz: "Pois o homem é espírito" (D&C 93:33), isso não quer diz que o homem não tem uma forma física e que não tem um corpo físico de carne e ossos(veja o que diz a escritura posteriormente), muito pelo contrário, o nosso espírito mora dentro de nosso corpo da mesma forma como é Espírito de Pai Celestial e Jesus Cristo que habitam seus corpos perfeitos tangíveis de carne e ossos.
Espero que possa ter lhe ajudado.
Abraços...
O apóstolo Paulo escrevendo uma das epístolas comparou Jesus Cristo ressuscitado com o Pai Celestial: "O qual (referindo-se a Jesus Cristo ressuscitado), sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, (... ), assentou-se à destra da MAJESTADE NAS ALTURAS (=Referindo-se a Deus, o Pai Celestial, veja a visão de Estevão em Atos 7:55-56)", agora se Jesus Cristo ressuscitado (que é perfeito) é a expressa imagem e glória de seu Pai Eterno que também é perfeito, o que podemos concluir? Que o Pai também tem um corpo de carne e ossos!!
O Espírito Santo é um personagem em espírito, pois não tem um corpo de carne e ossos (veja Lucas 24:39, logo o Espírito Santo é um ser Espiritual.
A passagem bíblica que diz que Deus é espírito é essa: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24), ou seja, João quis dizer que ao verdadeiro tipo de adoração a Deus deve ser feito no espírito do individuo que habita em um corpo físico de carne e ossos ("o corpo sem o espírito está morto"- Thiago 2:26) tanto durante antes a morte quanto após a ressurreição literal do corpo ("todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo"-1 Coríntios 15:22).
Espero ter respondido amigo e lhe ajudado...
Abraços.
Contudo, o Espiríto Santo, é um ser em Espiríto, com as mesmas características do nosso, mas possui forma, igual ao nosso.
Não consigo conceber qual o espanto neste conhecimento.
Davi Ramos
Amém.