50 Responses to “Sou mormon ha oito anos. Posso ser maçon?”
Daniel Paz
2010-12-20 10:17:39
Amigos, encontrei uma carta da Presidência da Área Brasil sobre a maçonaria. A carta foi escrita para Presidentes de Missão e Presidentes de Estaca e é assinada por Charles Didier, Ulisses Soares e Stanley G. Ellis. A data é 12 de fevereiro de 2009. Aqui está parte da carta:
"Lembramos que a escolha de se tornar maçom é um assunto pessoal. Não existe nenhum tipo de discriminação na Igreja quanto à associação de seus membros à maçonaria embora sua participação não seja encorajada."
"Qualquer membro que tenha recebido sua investidura no templo fez o convênio de consagrar-se ao Senhor e Sua Igreja. Isto suplanta e precede qualquer envolvimento em organizações criadas pelos homens. Todos nós temos compromissos eternos com nosso cônjuge e filhos. Muitos de nós temos o compromisso com nosso chamado, comunidade e profissão, o que leva à falta de tempo para o envolvimento em quaisquer outras associações."
"Quando os membros da Igreja que se dizem maçons, anunciam, divulgam ou ensinam sobre a maçonaria usando sua condição de membro ou as organizações da Igreja, devemos lembrá-lo cuidadosamente de que não devem fazê-lo. A participação em ambas as organizações podem causar divisão na sua lealdade e compromisso ao evangelho."
Assim eu entendo que um Mórmon pode ser um Maçon, mas deve ter cuidado para que tenha o tempo suficiente para ser um membro fiel da igreja e um bom pai de família. Além disso, não deve usar sua condição de membro da igreja para divulgar a maçonaria. Espero que esta carta ajude. Um abraço.
Webmaster de AllAboutMormons.com
2008-02-29 08:15:23
Como pode ver, há várias opiniões sobre este assunto. Já passei pela entrevista do templo muitas vezes, e simplesmente não há nada nesta entrevista que proíbe a participação em maçonaria. O bispo da pessoa que postou a resposta em cima está interpretando a pergunta da entrevista de uma maneira não ortodoxa. (Mas se é assim que interpreta o seu bispo, recomendo que respeite a sua interpretação, já que é seu líder...) De fato, esta mesma semana escutei uma entrevista com um mórmon maçon, e ele continua um membro fiel que vai sempre no templo. Não há muitos maçons mórmons, mas os poucos que têm podem sim entrar no templo. A maçonaria não é algo que recomendo, já que requer muito tempo que poderia ser passado na igreja ou com a família, mas os mórmons que escolhem participar na maçonaria podem sim entrar no templo.
Webmaster de AllAboutMormons.com
2008-02-29 19:01:52
Devo adicionar que o pouco que sei sobre a maçonaria tem à ver com a maçonaria praticada nos Estados Unidos, pois sou americano. Esta forma de maçonaria, a forma antigamente praticada por muitos membros da igreja em Nauvoo e a que é hoje praticada por pouquíssimos membros norte-americanos, é benigna. (Devo dizer que nunca conheci um maçon mórmon de tão raros que são por aqui, mas já escutei uma entrevista com um maçon mórmon digno de uma recomendação do templo, então sei que é possível.)
Eu acho que a maçonaria não varia tanto de país em país, mas não tenho certeza. É possível que a maçonaria no Brasil é diferente da maçonaria nos Estados Unidos, algo menos benigno. De qualquer jeito, a maçonaria requer muito tempo, e não é algo que recomendo só por este motivo. Nós da igreja já somos um povo muito ocupado com nossas responsabilidades eclesiasticísticas e familiares.
Como gostaria de ter um maçon brasileiro postar neste site para tirar nossas dúvidas!
Cesóstre Guimarães de Oliveira
2008-03-23 00:28:08
Não existe nenhum impecilio quanto a um membro da Igreja de Jesus Cristo ser iniciado na maçonaria, até mesmo porque maçonaria não é religião e não tenciona interferir nesta temática.
Tenho serviço em vários chamados na igreja (sou mormon), uma vez a cada ano vou com minha esposa e filhos ao templo, já servir em chamados de proeminencia inclusive servir como bispo, sendo desobrigado posterirmente para ser conselheiro numa presidencia de estaca. Alguêm que deseje maiores informações quanto ao tema, tenho o resumo de livro de minha autoria no link abaixo, é só clicar.
Tenho ponderado sobre esta questão há muito tempo. Acho que ser ser um membro SUD é muito trabalhoso, pois família, igreja, comunidade demandam muita dedicação, e são muitos poucos membros que conseguem conciliar isso de forma satisfatória.
Quanto a um membro SUD ser maçon fico preocupado com que tempo se dedicar de forma satisfatória na maçonaria.
Quanto ao que é aprendido no templo SUD tem o caráter sagrado, regidos por convênios com o Pai Celestial e na maçonaria "dizem" ser secretos (gostaria de conversar pessoalmente com maçon para tirar essa dúvida), a pergunta é por que secreto? Se a maçonaria não é religião com que poder é selado esses convênios/ juramentos? E se são parecidos com os do templo SUD, não estão tornando comum algo que é aprendido como sagrado no templo SUD? Como membro fiel SUD realmente gostaria de respostas, pois no orkut muitas pessoas que sabem que sou mormon e vêem outros mormons sendo maçons me perguntam como pode ser isto, eu fico agarrado a uma só coisa: livre arbítrio, pois não consegui achar uma resposta que de um respaldo seguro, pois o que eu e minha família mais prezamos no evangelho de Jesus Cristo é a obra missionária, e se torna difícil fazer a obra missionária quando uma pessoa já começa com uma pergunta como essa!!!!
Obrigado e abraço!!!
Ernesto de Oliveira Junior
2008-06-30 05:06:41
Meus caros amigos e irmãos,
Sou mormon desde 1991, passei pela primeira vez no templo em 1992, ja servi em muitos templos como oficiante regular continuo servindo como tal e tambem sou maçon, a maçonaria somente me confirmou o por que eu havia escolhido a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como a verdadeira igreja do Senhor estabelecida na face desta terra. Todos os principios maçons e ensinamentos somente testificam o que aprendemos na igreja (a verdadeira igreja de N. S. Jesus Cristo), como testemunha que sou de que o Senhor Jesus Cristo vive e esta é sua igreja, tambem posso testificar a voces que os principios ensinados pela maçonaria são verdadeiros e em tudo ajuda a nós mormons nos tornar-mos ainda melhores do que somos, a igreja nos ensina o arrependimento e a maçonaria nos mostra como sermos sempre um homem melhor.
Portanto caros irmão nada há na maçonaria/igreja mormon qualquer coisa que possa uma desabonar a outra, antes sim tudo tem pra que uma engrandeça a outra.
Cesóstre
2008-07-21 02:47:20
Não existe nenhguma incompatibilidade entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) e a maçonaria, pois são organizações diferentes. A igreja de Jesus Cristo é a igreja criada por Jesus Cristo como o próprio nome sugere, quanto a maçonaria... Esta é uma organização iniciática, sigilosa e filantrópica que embora tenha estas caracteristicas não deve ser confundida com uma religião, já que não é. Não existe nenhum impecílio a qualquer membro da igreja em ser maçom e mormon uma vez que eu mesmo sou, inclusive atualmente sirvo como conselheiro de bispo e em outra oportunidade servir como bispo e conselheiro de estaca.
Maiores informações podem ser checadas no livro de minha autoria intitulado "Os construtores de templos", é só pesquisar no google.
Jean Carlo Martinelli
2008-10-27 02:50:54
Sou mórmon a 9 anos, e a quase 4 anos sou maçom, fui iniciado, elevado e exaltado na maçonaria e hoje estou no grau 14, e até agora não ví nenhuma incompatibilidade da maçonaria com a igreja, pois mais me parece que ambos tem os mesmos propositos em termos de moral, bons costumes, cidadania, busca de Deus em primeiro lugar, etc... O que difere sãos os propósitos finais, sendo que a igreja propõe a salvação e exaltação e a maçonaria propõe uma moral em ação, com o aperfeiçoamento do homem.
Já tive chamados na estaca, no sre como missionário, já fui funcionário do templo de Campinas, além de oficiante, e a maçonaria nunca atrapalhou meus chamados na igreja, nem mesmo as visitas de mestre familiar, que por coincidência ou não, as 3 familias que eu visitava eram os patriarcas da casa maçons e mórmons, e na atual ala que estou o bispo recém chamado é maçom.
Portanto não existe nada contra perante a igreja em ser maçom e mórmon.
Abraços.
Anônimo
2008-11-24 04:35:26
Estimados mormons.
Dei uma lida nos comentários e desejo destacar, como cristão e maçom, alguns pontos.
1- A semelhança observada em cerimônias maçonicas e cerimônias mormons podem ser observadas partindo de quê o mormonismo "talvez" tenha recebido influência maçônica de seu fundador, o que não é demérito algum, visto que tal influência se manifesta igualmente expressa porém de forma menos óbvia em igrejas protestantes mais tradicionais.
2- Não conheço um maçom mormon ainda, não tive o prazer e a honra de poder ter um ao meu lado na maçonaria, mas entrevistei pelo menos uns três que expontâneamente resolveram, não obstante ao grande interesse demonstrado, protelar o processo de sindicância, mas em todos estes mormons ví homens livres e de bons costumes, bons cidadãos e aptos a serem sindicados em qualquer loja maçônica.
3- Sugiro aos que desejarem mais informações sobre o que seja considerado "secreto"na maçonaria, a leitura do e-book "Cristão pode ser maçom?" Que poderá ser obtido gratuitamente no endereço http://www.unimab.com.br
Parabéns pelo nível de respeito, tolerância e inteligência que constatei entre todos os que se expressaram neste post.
Deus abençôe a todos.
Fraternalmente
Ir. Daniel
Anônimo
2009-04-03 04:35:37
Querido irmão na fé. Talvez já tenhamos conversado pessoalmente sobre este assunto. Nunca vi até hoje uma opinião oficial, nem a favor nem tampouco contra um membro da irgeja ser maçom. Queria lembra-lo do que diz a 13º regra de fé. Se houver alguma coisa boa, louvável ou de boa fama, nós a procuraremos.
Eu quero responder sua pergunta com algo pra voce pensar. Não leve pro lado pessoal. O que voce procura na maçonaria, o que espera sinceramente receber de lá? A igreja não comptem em sua prlnitude tudo o que um ser humano precisa para ser feliz nesta vida e na vida futura... Se desejas ser maçon e se o queres por um proposito nobre, parabéns! Mas porque nao aproveita em quanto nao és maçon e procuras ser um membro da igreja, um verdadeiro santo dos ultimos dias. Porque nao procuras primeiro honrar e magnificar os mais elevados convenios que fizestes com Deus. Porque nao buscar primeiro colocar em ordem tua vidda e tua casa. Porqeu nao buscar primeiro, servir e honrar o sacerdocio que recebeste no mais elevado grau... Porque nao procurar primeiro ser um mestre familiar e trabalhar pelas salvação de teus irmãos?
Quer ser maçon? Somos livres e nao conhceço nada qeu o impeça, excto pela forma ou criterio que se é utilizado para que voce seja admitido lá. Mas realmente mu conselho pra você, como irmão, como amigo, como aquele que já chorou varias vezes por casusa de suas escolhas imprudentes... Te digo antes de querer ser maçon seja um membro da igreja! Arrependa-se e trilhe o caminho da salvação isto é o melhor que tens a fazer.
Com amor fraterno, seu irmão.
Anônimo
2009-04-03 04:36:28
Prezado irmão,
Lendo todos os depoimentos abaixo, não posso de maneira nenhuma dizer o contrario. As colocações estão todas certas, especialmente a que se refere a pergunta da entrevista ao templo... Ensinamentos contrarios aos da igreja. Apenas acredito que o tempo dedicado a outra organização é que seria o impedimento neste caso. Conheço muitos maçons e até já fui convidado, mas nossas responsabilidades familiares, religiosas e educacionais simplesmente nos impede de ir além... Só poderia participar se as reuniões fossem da meia-noite as 6: 00hs mais aí não iria dormir né... Acredito que tenhamos todas as oportunidades de servir possiveis no mormonismo, eu deixaria a maçonaria para os membros de outras religiões que são apenas dominicais, pois para eles ela seria muito util... Abraço a todos...
Daniel V. Gonzaga
2009-05-04 21:47:08
Muito bom os comentários feitos anteriormente. Eu simplesmente poderia dizer amém a todos eles, mas dão posso deixar se acrescentar meus sentimentos.
Sou mórmon desde meus 10 anos de idade e desde minha adolescencia sempre tive curiosidade pela maçonaria. Em minha missão tive o privilégio de conhecer vários maçons, e quando voltei descobri alguns amigos que são maçons incluindo irmãos da igreja.
Fui convidado várias vezes por eles para conhecer mais a respeito, inclusive para me iniciar.
A primeira coisa que veio em minha mente quando fui convidado pela primeira vez foi o que diz a 13º regra de fé. "... Se houver alguma coisa boa, louvável ou de boa fama, nós a procuraremos." Tenho certeza que se um mórmon souber organizar suas prioridades, pode, além de ser um mórmom, ser também um maçom.
José Wellington Silva Junior
2009-06-30 03:21:37
Caro irmão,
Respondendo à sua pergunta, posso afirmar que um SUD pode sim, ser um maçon. Observei em algumas respostas postadas aqui, uma situação de absoluto desconhecimento e ignorância, quer sobre a maçonaria, quer da posição da igreja em relação à maçonaria.
1 - A maçonaria não é nenhuma religião ou seita. É sim, uma instituição que tal como a igreja, tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do homem. É uma instituição filantópica, e dela podem fazer parte homens de caráter e dignidade.
2 - Lamentavelmente por absoluto desconhecimento, membros da igreja tem emitido opiniões pessoais sobre a maçonaria, e sobre a participação de membros SUD na mesma, que estão em total desacordo com as instruções da igreja. Além de emitirem tais opiniões pessoais como posição oficial da igreja.
Recomendaria portanto, que aqueles que desavisadamente, e, que por ignorância e desconhecimento, não emitissem suas opiniões tentando fundamentá-las quer na doutrina, que na posição da igreja. Pois, apenas a primeira presidência fala em nome da igreja, ou emite posições definitivas como sendo posições da igreja sobre determinados assuntos.
Sou maçon no 3º grau da maçonaria, sou SUD, sou sumo sacerdote, tenho recomendação para o templo atualizada, sou professor do instituto, professor de doutrinas do evangelho, e missionário de suporte remoto de história da família.
Até hoje, na maçonaria nunca vi, tão pouco presenciei ou participei de algo que esteja em desacordo com a doutrina e as normas da igreja. (E a propósito, quanto as normas da igreja, tenho o manual geral de instruções).
Assim sendo, afirmo ser uma atitude temerária e irresponsável emitir opiniões pessoais que de forma errônea foram fundamentadas na doutrina ou nas normas da igreja.
Assim sendo irmãos, os portadores do sacerdócio podem sim participar da maçonaria, com a certeza de não estarem violando nenhum convênio, mandamento ou norma da igreja.
Levi Castro
2009-07-20 19:32:55
Caros irmãos,
Sou membro ativo a 30 anos, ex-missionário, casado, e tenho um chamado que amo.
É evidente que ser um membro da igreja requer boa carga de dedicação e tempo para compatibilizar, trabalho, familia e chamados na igreja. Entretanto, tenho visto, pessoas darem opniões pessoais. A igreja não precisa se declarar ocicialmente sobre tudo. Temos as Regras de Fé, a Palavra de Sabedoria e mesmo o próprio Espitiro para nos orientar.
A pergunta foi clara "Sou mormon ha oito anos. Posso ser maçon? "
A resposta é simples: sim, pode.
Quem condena é porque não conhece a maçonaria. Daí vem a dúvida e especulação.
Agora vou dar minha opnião pessoal:
Se alguem não consegue ter reverência na igreja, não consegue chegar na capela antes do horário das reuniões, não paga o dízimo, não faz visitas de mestre farmilia, por que ou para quê precisaria de algo mais?
Acredito pessoalmente, que tem muita virtude fora da igreja, grandes homens inspirados também deixaram suas marcas neste planeta e não eram membros da igreja. Entretanto, se não fazemos ou seguimos direito os princípios da igreja por que iríamos querer algo mais?
Por outro lado, se provar do leite e depois se alimentar do alimento mais sólido que a própria igreja (ou o evangelho) fornece, ainda precisaria de algo mais?
Portanto, na minha visão pessoal, se o maçon for bom maçon e bom membro da igreja, está bom assim.
Volto a afirmar, quem condena é porque não conhece.
Anônimo
2009-11-05 14:25:22
Irmão, o que posso lhe dizer é que somos responsáveis por tudo que nos comprometemos a fazer, no caso se sou mórmom tenho muitas responsabilidades a cumprir. A pergunta é: estou fazendo tudo o que me comprometi a fazer? Estou realmente magnificando meus chamados? Estou acompanhando minha família de perto para ajuda-los a permanecer firmes em Cristo? Portanto, se me tornar maçon certamente terei outras obrigações a cumprir e, se não cumpri-las a contento certamente terei que responder por isso! Então conciliar a dedicação que devemos ter como membros da igreja e também com qualquer outra organização a que nos comprometermos livremente não será tarefa fácil, eis que estaremos vinculados a várias responsabilidades e seremos cobrados por tudo o que nos comprometemos. Acho que antes de decidir se tornar maçon deves considerar as novas exigências que terás nesta organização. Abraço fraternal
Andrez Bernardo
2009-12-01 16:35:04
A resposta é sim, um mórmon pode ser maçom.
Ví entre as várias respostas uma preocupação entre muitos dos irmãos sobre o tempo dedicado à igreja e a possível limitação de tempo caso um membro da igreja se torne maçom.
Creio que a questão é muito simples. Vejo em minha ala muitos irmãos e irmãs que gastam generosamente seu tempo livre assistindo novela, por exemplo, enquanto um maçom utilizaria este tempo para realizar trabalhos sociais.
De acordo com o ensinamento do Rei Benjamim, "... Quando estais a serviço de vossos próximo, estais somente à serviço de vosso Deus." Isto é sem dúvida caminhar a segunda milha.
Não conheci até hoje um mórmon maçom que sofresse de falta de tempo para servir na igreja.
Cláudio Sena Mendes
2009-12-15 21:54:14
Sou um membro SUD desde 1993, e quando li no manual do instituto "História da Igreja na Plenitude dos Tempos" que entre os santos em Nauvoo havia uma loja maçonica, que muitos dos líderes naquela epóca eram maçons, eu passei então a ver a maçonaria por um outro prisma e comecei a defende-la assim como defendendo a verdade esteja ela onde estiver. Comecei a admirar os poucos maçons que conheço, apesar de serem pecadores e imperfeitos como todos os homens o são, exceto o Senhor Jesus Cristo.
Comecei então a buscar saber mais sobre a maçonaria e aprendi muito, posso dizer que é algo nobre e louvável. Confesso que desejei e desejo fazer parte da mesma, mas, ainda preciso melhorar e muito como pai, esposo e membro e servo do Senhor e como cidadão. Parabéns aos maçons que são membros e conseguem manter o equilíbrio.
Ser mórmon ou SUD é para todos aqueles que querem voltar a viver com Deus e serem felizes nesta vida e na outra.
Klebber S Nascimento
2009-12-26 19:27:00
Se estudarem a história mormon, verão que há um grande elo entre a maçonaria e os S.U.D. Não há incompatibilidade e se complementam em muitos aspectos filosóficos. Vi respostas que qualificam a maçonaria como seita, isso é ignorar e julgar indevidamente, o que não condiz com um mormom.
Minha esposa e minha filha mais nova são mormons, tenho um irmão de maçonaria que é grau 33 e é sacerdote mormon.
Pelas respostas que vi, notei que muitas foram calcadas em opiniões pessoais, distantes de fatos e dados históricos, o que não deveria acontecer.
Responsável deveriam ser, para com o mormon que fez a pergunta, que merecia uma resposta calcada em verdades e fatos. Um beijo no coração e continuem nessa maravilhosa seara que ingressaram.
Bispo Levi Castro
2010-12-20 16:15:32
Caros, Já havia postado meus comentários, mas sinto que posso acrescentar algo:
Muito já foi dito e discutido aqui sobre este assunto, acredito que lendo os comentários de todos e tirando tudo que é especulação, qualquer um pode chegar a conclusões muito próximas dos comentários do último post.
Entendo que esta é uma tribuna livre e todas os comentários pertinentes são bem vindos, entretanto, ainda assim ficamos no campo da opinião pessoal.
Então um membro não poderia (apenas se baseando no tempo) ser sócio do Rotary ou Lions porque também são instituições criadas por homens? Claro que não. É verdade que há algumas sememlhanças entre as instituições, mas há também muitas diferenças.
Na apostasia a verdade foi fragmentada e pode ser identificada em várias religiões e seitas, podermos identificar parte da verdade em quase todas as religiões, mas a verdade pura existe apenas em um lugar instituido por Deus nesta última dispensação. Esta é a pedra citada em Daniel "que nos dias destes reis, Deus levantará um reino que não passaria a nenhum outro e que esmiussaria todos os outros... A pedra cortada no monte..." Por meio de Joseph Smith o Pai restaurou tudo que podemos compreender até aqui. E ainda revelará muito mais.
Mas o ponto aqui é o seguinte. Acredito que somente que é maçom e conhece as duas instituições poderia opinar, porque a opinião de leigos é na verdade especulação. Temos grandes e exemplares líderes da igreja que também são maçons. E servem bem a família, a igreja, a ordem sem contar o trabalho. Destes não tenho relato ou queixa de falta de tempo para servir aqui ou ali.
Mas concordo que para um mórmom ser um maçom deve primeiro ser muito, muito bom mormon. Tenho dito! Um abraço fraternal.
Webmaster de AllAboutMormons.com
2008-02-10 21:30:02
Um mórmon pode sim ser maçom. Minha opinião pessoal é que os nossos chamados e responsabilidades na igreja já ocupam muito de nosso tempo. Embora haja alguns poucos maçons mórmons, acredito que nosso tempo será melhor utilizado ao dedicarmos mais às nossas famílias e à igreja. Tendo dito isso, a igreja não se opõe à maçonaria.
Anônimo
2008-02-26 07:20:04
Pode ser sim.
Fernanda
2008-02-29 08:08:08
Pois bem eu também já tive esta duvida e como vi a sua pergunta no site resolvi perguntar ao meu bispo ele me respondeu que sim, mas é ai que ve o porem pode fazer parte sim até o momento que você ainda não passou pelo templo, pois quando for tirar a recomendação la tem uma pergunta que que diz se vc é associado a alguma dessas seitas como a maçonaria. Porque o as ordenaças que são feitas no templo são sagradas e as que sao feitas na maçonaria são secretas.
Deivis
2008-03-13 06:12:53
Eu sou 1 conseleiro do bispado e sou maçon! Ser maçon é um privilegio! Ser mormon e um privilegio maior ainda e uma benção tão grande que que nos levara a salvação! Porem ser maçon e fazer filantropia, estudar sobre nossa patria nosso mundo, e ter amigos tanto na igreja como ter amigos na moaçonaria que são de todas as religioes que vc possa imaginar! E são amigos verdadeiros, na verdade são irmãos de verdade.
Webmaster: Já que a igreja vem sempre em primeiro lugar, creio que não há problema, amigo! Bem que eu suspeitava que a maçonaria era algo injustamente demonizado no Brasil... :)
Karen Grein
2008-04-26 07:25:51
Claro que sim. Acredito que a maçonaria não vá mudar o seu testemunho da igreja ou de qualquer outro. Tenho um amigo que é maçon e agora está servindo uma missão de tempo integral.
Abraços
Jefferson
2008-06-30 05:44:08
O irmão que perguntou se a maçonaria aki no brasil é igual a dos EUA, pode ter certeza que é. Porque falo como Mormon e Maçom.
E nada empede a maçonaria de vc ser mormon como a igrja em vc ser maçom essa pergunta vc faz as seus lideres e a Deus. Lembre se de (Tiago 1:5)
Daniel
2008-07-21 03:25:54
Irmão ernesto, com todo o respeito... Testificar que a maçonaria é verdadeira não cheira bem, temos que ser testemunhas de Cristo (inclusive concordamos com isso). Não me parece que o Senhor estabeleceu a maçonaria, na verdade não estabeleceu mesmo, para confirmar que a sua igreja seja verdadeira, portanto não creio que precisamos da maçonaria para sermos melhores membros.
Quanto a poder ser maçom... Parece que realmente não há um impeditivo, mas por tudo o que se fala da maçonaria minha posição pessoal é contra, pois temos que "evitar toda a aparência do mal" e por mais que os maçons façam ou digam coisas boas, sua aparência é ruim.
Daniel
Valdeci Abílio
2008-08-25 06:22:18
Boa noite Rodrigo, tudo bem?
Quero compartilhar com você a minha opinião.
A igreja de Jesus Cristo foi restaurada para disfazer toda mentira e apostasia que existia e existe no mundo. Nós sabemos que todas as religiões, partidos e seitas tem partes da verdade de Deus, os macões também tem. Porém, se nós temos a plenitude da verdade porque faria você parte de qualquer outra denominacão, uma vez que ela não possui toda a verdade?
Atualmente trabalho no templo do Recife e sei que nenhuma mente humana poderia conhecer a mente do Senhor, muito menos os Macões, e como disse Jesus: quem não ajunta, espalha.
Obs. Repeito todos os Macões que conheco.
Joir Almeida
2008-10-06 03:10:02
Gostaria de dar 100% do meu tempo ao trabalho missionário da igreja, não posso, tenho que trabalhar e sustentar minha familia. Já que meu tempo é pouco, jamais pensaria em doar meu tempo à outra denominação ou coisa relativa. Sei que Jesus Cristom é o cabeça, o dono de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, temos um profeta vidente e revelador e todas as escrituras são sagradas, testifico em nome de Jesus Cristo, amém.
Gastão Gal
2008-11-30 21:09:55
Claro meu irmão que podes ser Maçom, sou Maçon a 37 anos e sou Mormom. Sou conselheiro do distrito de Santa Cruz do Sul, RS. Vá em frente. Abraços.
Anônimo
2008-12-28 05:59:22
Claro que sim. Em minha loja temos mormons maçons.
Anônimo
2009-02-20 06:55:47
Prezado irmão
Sou membro da igreja desde os 6 anos de idade. Servi como missionário de tempo integral, voltei com honra, me casei e hoje temos uma filha. Sirvo atualmente como bispo, e sou também maçom. Em todas as entrevistas para recomendação sempre repito a pergunta aos irmaos (conforme instruçoes do caderno de recomendaçoes): "O irmao está associado ou apóia qualquer grupo que incentive ou tenha práticas contrárias aos ensinamentos da igreja? " (as palavras nao sao exatamente estas).
Assim, qualquer membro da igreja que é maçom pode responder que não, já que a maçonaria nao ensina qq coisa contraria ao evangelho, ou seja, nela nao existe qq ensinamento que va contra o que aprendemos na igreja.
Anônimo
2009-03-02 07:42:45
Claro que pode. Principalmente pelo fato do mormom acreditar em algo superior. Maçonaria não é religião mas cultua e exige a crença na existência de um ser superior. Desde que preencha os requisito necessários e aceitar o convite de um irmão maçom, as portas serão abertas
Anônimo
2009-03-06 02:13:45
Prezado. Sim você pode ingressar na maçonaria, se convidado por um maçom. A maçonaria, ordem discreta, tem por principio a liberdade, igualdade e a fraternidade. Não há descriminação de religião e de regiliosidade. Um dos requisitos é que o candidato acredite em um ser criador - o que é o seu caso - independentemente da crença que você acredite.
Ivete Regina Alves Peres
2009-04-04 08:22:05
Colega, somente creia em Deus, no seu filho amado Jesus Cristo, e no Espírito Santo... Faça um particular com Deus de jejum e oraração (um íntimo com Deus com bastante fervor e fé)... Espero que alcance uma reposta relativoem ser mórmon ou maçon e que consiga manter firmeza e equilíbrio na sua escolha, na sua vida espiritual, familiar e profissional. Todos nós vamos responder pelo que aprendemos. Pense nisso! Felicidades em Jesus Cristo e até sempre!
José Darkmonther
2009-05-03 04:50:06
Irmãos tenho lido muito sobre esse assunto (mormon e maçon), mas quero compartinhar meus sentimentos e testemunho com vcs, sou membro a sete anos e sempre acreditei que a igreja é completa em todas as coisas, temos todos os ensinamentos necessario para vivermos bem fisicamente espiritualmente e materialmente, os ensinamentos de Deus são revelados a nós por intermedio dos profetas. Irmãos não conheço a massonaria tambem não me oponho a ela, mas todo homen que vive na façe desta terra que é membro da igreja de Cristo não precisa se afiliar a nenhuma outra organização, repito a igreja de Cristo é completa.
Sim outra coisa, o que vcs procuram em outro lugar que não tem encontrado na igreja?
Anônimo
2009-05-03 05:10:22
Prezados, nós mórmons não necessitamos buscar qualquer outro tipo de organização para fazer o bem, para ajudar ao proximo, para ganhar dinheiro, ou para até mesmo filosofar, pois temos uma religião completa em todos os sentidos. Então eu me pergunto, porque falarmos em maçonaria. Seja qual for o proposito desta organização, ela é desnecessaria para nós... O que mais vai acresentar a minha vida? Uma filosofia? Uma ordem de irmãos? Todo e qualquer membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem tudo isto e muito mais...
Anônimo
2009-05-07 06:37:09
Tenho pesquisado sobre isto e tenho encontrado varias respostas... Mas gostaria de lhe fazer uma pergunta? O que você busca na maçonaria? Tens sentido falta de algo que não tenha encontrado no evangelho completo de Jesus Cristo que que nós possuimos... Temos tudo o que necessitamos na igreja, ou seja, ensinamentos, oportunidades de servir, conhecimento completos de todas as coisas e ordenanças para nos levar a Deus, toda a filosofia e muito mais??? Gostaria de saber o que você procura.
Josué
2009-06-03 15:21:13
A igreja não tem nada contra a maçonaria, embora não encoraja ninguem a entrar na ordem. Temos muito trabalho e responsabilidades que podem tomar grande parte do nosso tempo já. Teria que haver uma organização em sua vida para cumprir com todos os horarios e funções que forem confiadas a vc. É possivel sim más é responsabilidade.
Se vc está disposto não há nenhum problema em ser mormon e maçon más lembre-se que é mais uma responsabilidade que vc terá que cumprir. Se consegues vá em frente.
Grande abraço, Josué.
Anderson
2009-07-14 00:47:29
Fico extremamente preocupado com as respostas de alguns irmão, quando diz que por meio de muitas coisa encotradas na maçonaria, muitas verdades da igreja (sud) foram confirmada, e que quando no meu ponto de vista, temos muitos meios o qual podemos receber confirmação entre eles o Espírito Santos, já não basta tudo o que temos no evangelho, pq devemos procurar em outros lugares? Temos oração, escrituras, manuais maravilhosos, programas inspirados, líderes chamados por Deus, revelação pessoal, um profeta, doze apostolos e muito mais, pra que o porque procurar outras filizações?
Ricardo
2009-09-21 01:37:58
Caros amigos, apenas uma simples contribuição para dialogo de alto nível. Sou maçon a pouco mais de 2 anos e sou cristão não de uma igreja evangélica. Muitos vejo falando mal da maçonaria por seus "segredos" ou seria mais discrição??? Acredito mais na máxima que diz, não saiba sua mão direita o que fez a esquerda. Que Deus ilumine a todos e Jesus os abençoe!!! Fraternalmente. Ricardo
Jose Maria
2009-11-26 10:58:28
Maçonaria é uma coisa e igreja é outra e, ambas são ótimas, depende de quem pratica. Maçonaria é diferente da igreja. O maçon deve ser discreto; diferentemente, a igreja vive do proselitismo e dum trabalho/empepenho dos membros que vivem se apresentando como mormom e divulgando o evangelho restaurado em todo tempo e lugares. Para mim, respeitosamente, cada coisa em seu lugar e se vc tem disponibilidade para praticar ambas as atividades seja feliz!
Agora, uma pessoa livre deve em primeiro lugar descobrir isso; que ela é livre e, então, seguir o caminho que quiser no rumo do que é bom, justo e verdadeiro.
Anderson
2010-04-13 19:35:50
Não há problemas em ser da igreja e ao mesmo tempo da maçonaria basta ler a 13ª regra de fé.
Jair Carlos Vieira Mendes
2010-05-15 02:47:42
Acredito que temos o bastante
Karina
2010-07-11 18:10:19
Olá, boa tarde, somos da Maçonaria Egipcia Glomeb e temos em nosso meio vários irmãos que são mormons, nós sempre os mencionamos como exemplos a serem seguidos, devido as várias missões humanitárias e de evangelização que os mormons se dedicam. A maçonaria reúne em seu seio pessoas de todas as religiões e filosofias, desde que acreditem em um único poder criador: Deus.
Sergio
2010-07-26 22:26:31
Olha so vou escrever meus parabens pelos pelos comentarios que são de exelente nivel não notei nehuma ignorancia a respeito da maçonaria como se ve em outros sites. Tenho dois amigos no trabalho um é crente e me fala um monte de mal da maçonaria, o outro foi demolei e me fala e me fala que é boa. Estudei sobre o assunto é quase toda a ação boa tomada a nível mundial tal como a constituição americana teve dedo de maçon o que me faz ser grato a estes nobres homens que a maçonaria lapidou. Quanto a ser ou não ser dela digo que eu não seria porque tem algo de mais nobreza pelo qual devo lutar e que reconheço que não sou tão participante assim....
Rodrigo
2010-10-21 18:19:17
Pode sim, se quiser pode! Mas acho que a maçonaria é aproveitavel como religião. Estude a Biblia e aproveite seu tempo colocando em prática os ensinamentos. Abraços!!!
Anônimo
2010-12-15 15:01:02
Sou mórmon e sou maçon, fiz missão e posso dizer que tive um bispo que foi presidente de estaca que era mormón e maçon (estaca Penha SP), relamente sempre foi em grande exemplo de homen, cristão e lider na igreja. A igreja sempre foi clara a respeito dos principio ensinados e nos meus 23 anos de membro, jamais ouvir uma declaração oficial contraria a maçonaria.
Claudio Faria Reis SP Brasil
Cristiano
2011-02-01 03:56:13
Aprendemos que há "tempo para todas as coisas" que forem "louváveis, virtuosas e amáveis" e que "nós a procuraremos". Ser um santo dos últimos dias e ter a investidura do Senhor sobre mim são honras eternas e desde que a sua vida e a sua casa estejam em ordem, conforme o plano de Deus e os conselhos de nossos profetas, nada vejo contrário a ser um maçon. Agora se você é um santo dos últimos dias que não honra seus convênios, se arrependa e busque colocar sua vida primeiro em ordem. Apenas lembrando que estou em sindicância pela maçonaria, uma organização fraterna que em breve farei parte.
Nilberto Abreu
2011-07-06 21:59:24
Irmão todo princípio de verdade, onde quer que esteja, na maçonaria, ou em qualquer outra religião, grupo, ong, instituição filantrópica, associação, no mar ou na terra, essa verdade pertence ao evangelho restaurado de Jesus Cristo.
A maçonaria ensina princípios bons, como outros tambem ensinam, mais jamais você ou algum outro ser vivente, encontrará algo de bom que não seja oferecido dentro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Tudo, absolutamente tudo, que o homem precisa para ser exaltado, encontra-se restaurado no igreja de Cristo, sinais, simbolos, palavras chaves, poderes e autoridade, abraços irmão
Carlos Araujo
2010-12-20 15:33:04
Amigo Rodrigo, Pouco mais haverá a acrescentar ao que, clara e magnificamente, foi explicado.
Ressaltam 2 aspectos, a considerar: Na maçonaria [maçon "pedreiro -em francês", significando trabalhador denodado, transformador da "pedra"... Em obra de arte para Deus], o que há de maior valor, é a disciplina e o compromisso de auto-sacrifício pela causa da espiritualidade. A não ser a disciplina exigida na maçonaria (que na nossa igreja, é... Sómente... Aconselhada (! )... ), você tem tudo dentro da igreja (é só dedicar-se à obra). O "aparato simbólico" da maçonaria (respeitável)... Não deveria impressioná-lo! Estando na igreja há 8 anos... Você já tem noção do quanto há ainda a fazer!
É uma questão de opção... Não de incompatibilidade! Mas, como foi dito, o tempo de vida que nos foi dado... Não é para se perder com distracções! Dentro da igreja... Você pode fazer tudo (e ainda mais), que na maçonaria... Levaria anos "a encaixar"...
"Lembramos que a escolha de se tornar maçom é um assunto pessoal. Não existe nenhum tipo de discriminação na Igreja quanto à associação de seus membros à maçonaria embora sua participação não seja encorajada."
"Qualquer membro que tenha recebido sua investidura no templo fez o convênio de consagrar-se ao Senhor e Sua Igreja. Isto suplanta e precede qualquer envolvimento em organizações criadas pelos homens. Todos nós temos compromissos eternos com nosso cônjuge e filhos. Muitos de nós temos o compromisso com nosso chamado, comunidade e profissão, o que leva à falta de tempo para o envolvimento em quaisquer outras associações."
"Quando os membros da Igreja que se dizem maçons, anunciam, divulgam ou ensinam sobre a maçonaria usando sua condição de membro ou as organizações da Igreja, devemos lembrá-lo cuidadosamente de que não devem fazê-lo. A participação em ambas as organizações podem causar divisão na sua lealdade e compromisso ao evangelho."
Assim eu entendo que um Mórmon pode ser um Maçon, mas deve ter cuidado para que tenha o tempo suficiente para ser um membro fiel da igreja e um bom pai de família. Além disso, não deve usar sua condição de membro da igreja para divulgar a maçonaria. Espero que esta carta ajude. Um abraço.
Eu acho que a maçonaria não varia tanto de país em país, mas não tenho certeza. É possível que a maçonaria no Brasil é diferente da maçonaria nos Estados Unidos, algo menos benigno. De qualquer jeito, a maçonaria requer muito tempo, e não é algo que recomendo só por este motivo. Nós da igreja já somos um povo muito ocupado com nossas responsabilidades eclesiasticísticas e familiares.
Como gostaria de ter um maçon brasileiro postar neste site para tirar nossas dúvidas!
Tenho serviço em vários chamados na igreja (sou mormon), uma vez a cada ano vou com minha esposa e filhos ao templo, já servir em chamados de proeminencia inclusive servir como bispo, sendo desobrigado posterirmente para ser conselheiro numa presidencia de estaca. Alguêm que deseje maiores informações quanto ao tema, tenho o resumo de livro de minha autoria no link abaixo, é só clicar.
Os Mormons e a Maonaria
Quanto a um membro SUD ser maçon fico preocupado com que tempo se dedicar de forma satisfatória na maçonaria.
Quanto ao que é aprendido no templo SUD tem o caráter sagrado, regidos por convênios com o Pai Celestial e na maçonaria "dizem" ser secretos (gostaria de conversar pessoalmente com maçon para tirar essa dúvida), a pergunta é por que secreto? Se a maçonaria não é religião com que poder é selado esses convênios/ juramentos? E se são parecidos com os do templo SUD, não estão tornando comum algo que é aprendido como sagrado no templo SUD? Como membro fiel SUD realmente gostaria de respostas, pois no orkut muitas pessoas que sabem que sou mormon e vêem outros mormons sendo maçons me perguntam como pode ser isto, eu fico agarrado a uma só coisa: livre arbítrio, pois não consegui achar uma resposta que de um respaldo seguro, pois o que eu e minha família mais prezamos no evangelho de Jesus Cristo é a obra missionária, e se torna difícil fazer a obra missionária quando uma pessoa já começa com uma pergunta como essa!!!!
Obrigado e abraço!!!
Sou mormon desde 1991, passei pela primeira vez no templo em 1992, ja servi em muitos templos como oficiante regular continuo servindo como tal e tambem sou maçon, a maçonaria somente me confirmou o por que eu havia escolhido a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como a verdadeira igreja do Senhor estabelecida na face desta terra. Todos os principios maçons e ensinamentos somente testificam o que aprendemos na igreja (a verdadeira igreja de N. S. Jesus Cristo), como testemunha que sou de que o Senhor Jesus Cristo vive e esta é sua igreja, tambem posso testificar a voces que os principios ensinados pela maçonaria são verdadeiros e em tudo ajuda a nós mormons nos tornar-mos ainda melhores do que somos, a igreja nos ensina o arrependimento e a maçonaria nos mostra como sermos sempre um homem melhor.
Portanto caros irmão nada há na maçonaria/igreja mormon qualquer coisa que possa uma desabonar a outra, antes sim tudo tem pra que uma engrandeça a outra.
Maiores informações podem ser checadas no livro de minha autoria intitulado "Os construtores de templos", é só pesquisar no google.
Já tive chamados na estaca, no sre como missionário, já fui funcionário do templo de Campinas, além de oficiante, e a maçonaria nunca atrapalhou meus chamados na igreja, nem mesmo as visitas de mestre familiar, que por coincidência ou não, as 3 familias que eu visitava eram os patriarcas da casa maçons e mórmons, e na atual ala que estou o bispo recém chamado é maçom.
Portanto não existe nada contra perante a igreja em ser maçom e mórmon.
Abraços.
Dei uma lida nos comentários e desejo destacar, como cristão e maçom, alguns pontos.
1- A semelhança observada em cerimônias maçonicas e cerimônias mormons podem ser observadas partindo de quê o mormonismo "talvez" tenha recebido influência maçônica de seu fundador, o que não é demérito algum, visto que tal influência se manifesta igualmente expressa porém de forma menos óbvia em igrejas protestantes mais tradicionais.
2- Não conheço um maçom mormon ainda, não tive o prazer e a honra de poder ter um ao meu lado na maçonaria, mas entrevistei pelo menos uns três que expontâneamente resolveram, não obstante ao grande interesse demonstrado, protelar o processo de sindicância, mas em todos estes mormons ví homens livres e de bons costumes, bons cidadãos e aptos a serem sindicados em qualquer loja maçônica.
3- Sugiro aos que desejarem mais informações sobre o que seja considerado "secreto"na maçonaria, a leitura do e-book "Cristão pode ser maçom?" Que poderá ser obtido gratuitamente no endereço http://www.unimab.com.br
Parabéns pelo nível de respeito, tolerância e inteligência que constatei entre todos os que se expressaram neste post.
Deus abençôe a todos.
Fraternalmente
Ir. Daniel
Eu quero responder sua pergunta com algo pra voce pensar. Não leve pro lado pessoal. O que voce procura na maçonaria, o que espera sinceramente receber de lá? A igreja não comptem em sua prlnitude tudo o que um ser humano precisa para ser feliz nesta vida e na vida futura... Se desejas ser maçon e se o queres por um proposito nobre, parabéns! Mas porque nao aproveita em quanto nao és maçon e procuras ser um membro da igreja, um verdadeiro santo dos ultimos dias. Porque nao procuras primeiro honrar e magnificar os mais elevados convenios que fizestes com Deus. Porque nao buscar primeiro colocar em ordem tua vidda e tua casa. Porqeu nao buscar primeiro, servir e honrar o sacerdocio que recebeste no mais elevado grau... Porque nao procurar primeiro ser um mestre familiar e trabalhar pelas salvação de teus irmãos?
Quer ser maçon? Somos livres e nao conhceço nada qeu o impeça, excto pela forma ou criterio que se é utilizado para que voce seja admitido lá. Mas realmente mu conselho pra você, como irmão, como amigo, como aquele que já chorou varias vezes por casusa de suas escolhas imprudentes... Te digo antes de querer ser maçon seja um membro da igreja! Arrependa-se e trilhe o caminho da salvação isto é o melhor que tens a fazer.
Com amor fraterno, seu irmão.
Lendo todos os depoimentos abaixo, não posso de maneira nenhuma dizer o contrario. As colocações estão todas certas, especialmente a que se refere a pergunta da entrevista ao templo... Ensinamentos contrarios aos da igreja. Apenas acredito que o tempo dedicado a outra organização é que seria o impedimento neste caso. Conheço muitos maçons e até já fui convidado, mas nossas responsabilidades familiares, religiosas e educacionais simplesmente nos impede de ir além... Só poderia participar se as reuniões fossem da meia-noite as 6: 00hs mais aí não iria dormir né... Acredito que tenhamos todas as oportunidades de servir possiveis no mormonismo, eu deixaria a maçonaria para os membros de outras religiões que são apenas dominicais, pois para eles ela seria muito util... Abraço a todos...
Sou mórmon desde meus 10 anos de idade e desde minha adolescencia sempre tive curiosidade pela maçonaria. Em minha missão tive o privilégio de conhecer vários maçons, e quando voltei descobri alguns amigos que são maçons incluindo irmãos da igreja.
Fui convidado várias vezes por eles para conhecer mais a respeito, inclusive para me iniciar.
A primeira coisa que veio em minha mente quando fui convidado pela primeira vez foi o que diz a 13º regra de fé. "... Se houver alguma coisa boa, louvável ou de boa fama, nós a procuraremos." Tenho certeza que se um mórmon souber organizar suas prioridades, pode, além de ser um mórmom, ser também um maçom.
Respondendo à sua pergunta, posso afirmar que um SUD pode sim, ser um maçon. Observei em algumas respostas postadas aqui, uma situação de absoluto desconhecimento e ignorância, quer sobre a maçonaria, quer da posição da igreja em relação à maçonaria.
1 - A maçonaria não é nenhuma religião ou seita. É sim, uma instituição que tal como a igreja, tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do homem. É uma instituição filantópica, e dela podem fazer parte homens de caráter e dignidade.
2 - Lamentavelmente por absoluto desconhecimento, membros da igreja tem emitido opiniões pessoais sobre a maçonaria, e sobre a participação de membros SUD na mesma, que estão em total desacordo com as instruções da igreja. Além de emitirem tais opiniões pessoais como posição oficial da igreja.
Recomendaria portanto, que aqueles que desavisadamente, e, que por ignorância e desconhecimento, não emitissem suas opiniões tentando fundamentá-las quer na doutrina, que na posição da igreja. Pois, apenas a primeira presidência fala em nome da igreja, ou emite posições definitivas como sendo posições da igreja sobre determinados assuntos.
Sou maçon no 3º grau da maçonaria, sou SUD, sou sumo sacerdote, tenho recomendação para o templo atualizada, sou professor do instituto, professor de doutrinas do evangelho, e missionário de suporte remoto de história da família.
Até hoje, na maçonaria nunca vi, tão pouco presenciei ou participei de algo que esteja em desacordo com a doutrina e as normas da igreja. (E a propósito, quanto as normas da igreja, tenho o manual geral de instruções).
Assim sendo, afirmo ser uma atitude temerária e irresponsável emitir opiniões pessoais que de forma errônea foram fundamentadas na doutrina ou nas normas da igreja.
Assim sendo irmãos, os portadores do sacerdócio podem sim participar da maçonaria, com a certeza de não estarem violando nenhum convênio, mandamento ou norma da igreja.
Sou membro ativo a 30 anos, ex-missionário, casado, e tenho um chamado que amo.
É evidente que ser um membro da igreja requer boa carga de dedicação e tempo para compatibilizar, trabalho, familia e chamados na igreja. Entretanto, tenho visto, pessoas darem opniões pessoais. A igreja não precisa se declarar ocicialmente sobre tudo. Temos as Regras de Fé, a Palavra de Sabedoria e mesmo o próprio Espitiro para nos orientar.
A pergunta foi clara "Sou mormon ha oito anos. Posso ser maçon? "
A resposta é simples: sim, pode.
Quem condena é porque não conhece a maçonaria. Daí vem a dúvida e especulação.
Agora vou dar minha opnião pessoal:
Se alguem não consegue ter reverência na igreja, não consegue chegar na capela antes do horário das reuniões, não paga o dízimo, não faz visitas de mestre farmilia, por que ou para quê precisaria de algo mais?
Acredito pessoalmente, que tem muita virtude fora da igreja, grandes homens inspirados também deixaram suas marcas neste planeta e não eram membros da igreja. Entretanto, se não fazemos ou seguimos direito os princípios da igreja por que iríamos querer algo mais?
Por outro lado, se provar do leite e depois se alimentar do alimento mais sólido que a própria igreja (ou o evangelho) fornece, ainda precisaria de algo mais?
Portanto, na minha visão pessoal, se o maçon for bom maçon e bom membro da igreja, está bom assim.
Volto a afirmar, quem condena é porque não conhece.
Ví entre as várias respostas uma preocupação entre muitos dos irmãos sobre o tempo dedicado à igreja e a possível limitação de tempo caso um membro da igreja se torne maçom.
Creio que a questão é muito simples. Vejo em minha ala muitos irmãos e irmãs que gastam generosamente seu tempo livre assistindo novela, por exemplo, enquanto um maçom utilizaria este tempo para realizar trabalhos sociais.
De acordo com o ensinamento do Rei Benjamim, "... Quando estais a serviço de vossos próximo, estais somente à serviço de vosso Deus." Isto é sem dúvida caminhar a segunda milha.
Não conheci até hoje um mórmon maçom que sofresse de falta de tempo para servir na igreja.
Comecei então a buscar saber mais sobre a maçonaria e aprendi muito, posso dizer que é algo nobre e louvável. Confesso que desejei e desejo fazer parte da mesma, mas, ainda preciso melhorar e muito como pai, esposo e membro e servo do Senhor e como cidadão. Parabéns aos maçons que são membros e conseguem manter o equilíbrio.
Ser mórmon ou SUD é para todos aqueles que querem voltar a viver com Deus e serem felizes nesta vida e na outra.
Minha esposa e minha filha mais nova são mormons, tenho um irmão de maçonaria que é grau 33 e é sacerdote mormon.
Pelas respostas que vi, notei que muitas foram calcadas em opiniões pessoais, distantes de fatos e dados históricos, o que não deveria acontecer.
Responsável deveriam ser, para com o mormon que fez a pergunta, que merecia uma resposta calcada em verdades e fatos. Um beijo no coração e continuem nessa maravilhosa seara que ingressaram.
Muito já foi dito e discutido aqui sobre este assunto, acredito que lendo os comentários de todos e tirando tudo que é especulação, qualquer um pode chegar a conclusões muito próximas dos comentários do último post.
Entendo que esta é uma tribuna livre e todas os comentários pertinentes são bem vindos, entretanto, ainda assim ficamos no campo da opinião pessoal.
Então um membro não poderia (apenas se baseando no tempo) ser sócio do Rotary ou Lions porque também são instituições criadas por homens? Claro que não. É verdade que há algumas sememlhanças entre as instituições, mas há também muitas diferenças.
Na apostasia a verdade foi fragmentada e pode ser identificada em várias religiões e seitas, podermos identificar parte da verdade em quase todas as religiões, mas a verdade pura existe apenas em um lugar instituido por Deus nesta última dispensação. Esta é a pedra citada em Daniel "que nos dias destes reis, Deus levantará um reino que não passaria a nenhum outro e que esmiussaria todos os outros... A pedra cortada no monte..." Por meio de Joseph Smith o Pai restaurou tudo que podemos compreender até aqui. E ainda revelará muito mais.
Mas o ponto aqui é o seguinte. Acredito que somente que é maçom e conhece as duas instituições poderia opinar, porque a opinião de leigos é na verdade especulação. Temos grandes e exemplares líderes da igreja que também são maçons. E servem bem a família, a igreja, a ordem sem contar o trabalho. Destes não tenho relato ou queixa de falta de tempo para servir aqui ou ali.
Mas concordo que para um mórmom ser um maçom deve primeiro ser muito, muito bom mormon. Tenho dito! Um abraço fraternal.
Webmaster: Já que a igreja vem sempre em primeiro lugar, creio que não há problema, amigo! Bem que eu suspeitava que a maçonaria era algo injustamente demonizado no Brasil... :)
Abraços
E nada empede a maçonaria de vc ser mormon como a igrja em vc ser maçom essa pergunta vc faz as seus lideres e a Deus. Lembre se de (Tiago 1:5)
Quanto a poder ser maçom... Parece que realmente não há um impeditivo, mas por tudo o que se fala da maçonaria minha posição pessoal é contra, pois temos que "evitar toda a aparência do mal" e por mais que os maçons façam ou digam coisas boas, sua aparência é ruim.
Daniel
Quero compartilhar com você a minha opinião.
A igreja de Jesus Cristo foi restaurada para disfazer toda mentira e apostasia que existia e existe no mundo. Nós sabemos que todas as religiões, partidos e seitas tem partes da verdade de Deus, os macões também tem. Porém, se nós temos a plenitude da verdade porque faria você parte de qualquer outra denominacão, uma vez que ela não possui toda a verdade?
Atualmente trabalho no templo do Recife e sei que nenhuma mente humana poderia conhecer a mente do Senhor, muito menos os Macões, e como disse Jesus: quem não ajunta, espalha.
Obs. Repeito todos os Macões que conheco.
Sou membro da igreja desde os 6 anos de idade. Servi como missionário de tempo integral, voltei com honra, me casei e hoje temos uma filha. Sirvo atualmente como bispo, e sou também maçom. Em todas as entrevistas para recomendação sempre repito a pergunta aos irmaos (conforme instruçoes do caderno de recomendaçoes): "O irmao está associado ou apóia qualquer grupo que incentive ou tenha práticas contrárias aos ensinamentos da igreja? " (as palavras nao sao exatamente estas).
Assim, qualquer membro da igreja que é maçom pode responder que não, já que a maçonaria nao ensina qq coisa contraria ao evangelho, ou seja, nela nao existe qq ensinamento que va contra o que aprendemos na igreja.
Sim outra coisa, o que vcs procuram em outro lugar que não tem encontrado na igreja?
Se vc está disposto não há nenhum problema em ser mormon e maçon más lembre-se que é mais uma responsabilidade que vc terá que cumprir. Se consegues vá em frente.
Grande abraço, Josué.
Agora, uma pessoa livre deve em primeiro lugar descobrir isso; que ela é livre e, então, seguir o caminho que quiser no rumo do que é bom, justo e verdadeiro.
Claudio Faria Reis SP Brasil
A maçonaria ensina princípios bons, como outros tambem ensinam, mais jamais você ou algum outro ser vivente, encontrará algo de bom que não seja oferecido dentro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Tudo, absolutamente tudo, que o homem precisa para ser exaltado, encontra-se restaurado no igreja de Cristo, sinais, simbolos, palavras chaves, poderes e autoridade, abraços irmão
Ressaltam 2 aspectos, a considerar: Na maçonaria [maçon "pedreiro -em francês", significando trabalhador denodado, transformador da "pedra"... Em obra de arte para Deus], o que há de maior valor, é a disciplina e o compromisso de auto-sacrifício pela causa da espiritualidade. A não ser a disciplina exigida na maçonaria (que na nossa igreja, é... Sómente... Aconselhada (! )... ), você tem tudo dentro da igreja (é só dedicar-se à obra). O "aparato simbólico" da maçonaria (respeitável)... Não deveria impressioná-lo! Estando na igreja há 8 anos... Você já tem noção do quanto há ainda a fazer!
É uma questão de opção... Não de incompatibilidade! Mas, como foi dito, o tempo de vida que nos foi dado... Não é para se perder com distracções! Dentro da igreja... Você pode fazer tudo (e ainda mais), que na maçonaria... Levaria anos "a encaixar"...
Um abraço e um feliz Natal para todos.