Ouvi dizer que os mórmons acreditam que Deus já foi um homem como todos nós, e atingiu um nível de perfeição tão elevado que se tornou o Deus que é hoje. Isso, pelo que me consta, não tem base bíblica. É esse mesmo o entendimento mórmom sobre Deus ou fui informado de forma errada? Um abraço Davi

Davi,



4 Responses to “Ouvi dizer que os mórmons acreditam que Deus já foi um hom…”


Vicente Bravo
2011-12-12 05:37:33
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Olá Davi. Como todos os cristãos, os Mórmons acreditam que Deus o Filho, Jesus Cristo, passou um tempo na terra como um ser mortal, antes de ser crucificado e ressuscitado, assim vencendo a morte e o pecado. Ele não foi como nós, pois nós somos falhos, mas não se nega que Deus esteve entre nós por um tempo como um homem de Nazaré.

A ideia de que Deus o Pai (o Pai Celestial) foi uma vez um homem como foi Deus o Filho não é bem estabelecida/entendida no Mormonismo. Mórmons, como muitas outras denominações cristãs (como, por exemplo, os ramos Ortodoxos e Católicos Orientais da Cristandade), acreditam em "teósis", a ideia de que um homem pode progredir para se tornar mais como Deus. Historicamente, este conceito, tido entre os antigos cristãos do primeiro século depois de Cristo, fez com que alguns mórmons especulassem que se o homem pode progredir para ser mais como Deus, de repente Deus uma vez foi um homem também.

Embora essa ideia seja interessante, é raramente mencionada nos discursos e livros oficiais da igreja. O livro "Princípios do Evangelho" menciona a idea brevemente, mas não explica se Deus o Pai como homem mortal era falho como nós ou perfeito como foi Jesus, Deus o Filho.

De repente é bom salientar que o próprio Jesus disse que ele sempre segue o exemplo do Pai: "O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente" (João 5:19). É possível que esta escritura apoia a ideia que Deus o Pai escolheu passar um tempo como homem perfeito assim como o Filho. Sem conhecimento maior, só podemos especular.

Gordon B. Hinckley, o presidente da Igreja SUD agora falecido, dizia que mesmo ele como profeta da igreja não entendia todos os detalhes da natureza de Deus:

"Havia um poema que dizia, 'Assim como o homem é, Deus uma vez era. Assim como Deus é, o homem pode se tornar'. Olhe, isso é só um poema. O poema fala em teologia profunda que não entendemos bem...Bem, como Deus é, o homem pode se tornar. Acreditamos no progresso eterno. Acreditamos mesmo. Acreditamos que a glória de Deus é a inteligência e que qualquer princípio de inteligência que conseguimos nesta vida se levantará conosco na ressurreição."

"O presidente Gordon Hinckley diz que a ideia de que Deus uma vez era um homem não é enfatizada hoje em dia, mas ele acredita sim que os homens podem se tornar mais como Deus na pós-vida."

"Ao explicar se sua igreja ainda ensina que Deus o Pai uma vez era um homem, ele [o presidente Hinckley] não tinha muita certeza. 'Não ensinamos isso hoje em dia... Não enfatizamos este ensinamento tanto...Eu entendo o pano de fundo filosófico atrás essa ideia, mas não entendo muito sobre o assunto, e creio que outros também não entendem muito sobre o assunto."

Espero que esta resposta ajude. Um abraço.
Davi
2011-12-12 14:01:49
Muito obrigado pela resposta! Ela realmente responde muito bem meu questionamento. Perguntei pois certa vez vi um filme que falava sobre isso. Que os mórmons acreditam num Deus que já foi homem chamado Elohin, que morava na estrela Colob, essas coisas.. Mas sei que assim como falam coisas despropositadas da minha igreja, com certeza falarão dos mórmons também! Posso continuar fazendo alguns questionamentos por aqui? Mais uma fez obrigado pela atenção!
Vicente Bravo
2011-12-26 04:07:22
Olá Davi. Pode sim continuar postando perguntas no site. O site existe justamente para ajudar pessoas como você que estão interessadas em conhecer a igreja melhor.

Você está certo ao conhecer que algumas pessoas (anti-mórmons) procuram difamar a igreja ao distorcer as nossas crenças. Por exemplo, eles dizem que chamamos Deus de "Elohim" como se inventássemos um nome estranho. Na realidade, "Elohim" é simplesmente uma palavra hebraica usada na Bíblia para referirse a Dios (por exemplo, em Gêneses 1). E ademais é uma palavra que nem usamos tanto, pois geralmente usamos palavras simples como "Deus," "Salvador," "Redentor," etc e tal.

Essa história de Kolob também é muito exagerada. Também é uma palavra Mórmon que é raramente usada hoje em dia. Significa mais ou menos "o trono de Deus." Alguns estudiosos acreditam que a palavra "Kolob" é derivada da palavra semita "QLB", que significa "coração, centro, meio", em harmonia com a posição central do trono de Deus no universo que Ele criou. Não se sabe se "Kolob" é um lugar literal ou metafórico. Com certeza não é nada escandaloso. :)

Um abraço, amigo.
Eliana
2014-07-02 07:04:20
Amei seu site... Bem explicativo.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: