Quando e porque a palavra de sabedoria se tornou mandamento? Os santos estavam abusando das substâncias? Quem ou o que determinou que a palavra de sabedoria se referia, em alguns aspectos específicos, ao café, chá preto, fumo, álcool e demais drogas prejudiciais?

Marcos de São Paulo,



2 Responses to “Quando e porque a palavra de sabedoria se tornou…”


Bruno Rios
2014-01-04 14:46:54
Joseph Smith foi o primeiro presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele recebeu a ordem de Deus para restaurar a antiga igreja de Cristo nos tempos modernos.
Olá Marcos. Pergunta interessante. Para os que não saibam, a "Palavra de Sabedoria" é uma revelação de Deus que informa os costumes alimentares mórmons. Foi originalmente dada em 1833, bem no início da igreja. Os estudos científicos têm demonstrado que mórmons têm mais longevidade do que a média, então esta revelação claramente tem sido um grande benefício para nosso povo.

No início, a Palavra de Sabedoria foi dada como sugestão. Em 1834 o conselho de sumo sacerdotes da igreja aprovou uma resolução indicando que os líderes da igreja deveriam obedecer esta lei. Em 1842, o irmão de Joseph, Hyrum, então o Patriarca Presidente da igreja, explicou que café e chá são "bebidas quentes" que devem ser evitadas. Joseph aparentemente concordou com esta interpretação. Ademais, álcool e tabaco são explicitamente mencionados na revelação (DeC 89).

No entanto, a Palavra de Sabedoria foi frequentemente violada nesta época, mesmo por líderes da igreja. É difícil mudar uma cultura de dia para noite.
Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo se reúnem duas vezes por ano para o que eles chamam de a conferência geral.
Em 1851, Brigham Young enfatizou de novo a importância de obedecer esta lei na conferência geral. Em 1870, a prática de usar tabaco no tabernáculo de Salt Lake City foi oficialmente proibida. Mesmo assim, a violação da Palavra de Sabedoria geralmente não trouxe fortes consequências eclesiásticas nesta época.

Em 1902, a igreja começou a seguir a Palavra de Sabedoria com mais dedicação. Nesta altura, pessoas que violavam esta lei não podiam receber uma recomendação do templo em teoria. Na prática, no entanto, geralmente só pessoas que viviam constantemente bêbadas eram negadas.

Finalmente, em 1921 o presidente Heber J. Grant indicou que qualquer violação da Palavra de Sabedoria era suficiente para negar uma recomendação. É assim hoje em dia. Pessoas que desejam batizar-se precisam seguir este costume, assim como pessoas que querem entrar no templo. Na outra mão, qualquer pessoa pode adorar conosco nas nossas capelas, mesma se não guarda a Palavra de Sabedoria. Os mórmons adoram receber visitas.

Sei que é difícil abandonar certos vícios, mas a Palavra de Sabedoria realmente é uma grande bênção. A espiritualidade, responsabilidade social, e saúde do povo Mórmon tem sido elevada graças a esta revelação. Um abraço.
Adriana Santos
2014-01-10 05:11:56
Joseph Smith foi o primeiro presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele recebeu a ordem de Deus para restaurar a antiga igreja de Cristo nos tempos modernos.
Olá marcos! Bom vamos a sua Pergunta. Em Doutrinas e Convênios 89 temos a resposta para a sua pergunta. Bom por volta dos anos de 1833, durante as reuniões da igreja alguns membros costumavam mascar tabaco, o que fez com que o Irmão Smith procurasse o Senhor para saber se isso era bom, ou bem visto pelo Senhor. Foi quando Joseph teve esta revelação que conhecemos como Palavra de Sabedoria. Inicialmente não era um MANDAMENTO, mas hoje em dia "para os membros da Igreja, a instrução não é apenas uma boa ideia: é um mandamento", disse o Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência. Posso assegurar-lhe que o Senhor o Ama e foi ele quem nos deu essa instrução e para quê servia. Dada como princípio com promessa, adaptada à capacidade dos fracos e do mais fraco de todos os santos, que são ou podem ser chamados santos. (D&C 89:3) E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará. Amém. (D&C 89:21)

Sei que esta Instrução é um mandamento para os que acreditam em Deus e em seu Amor. Sei que ao seguirmos esse mandamento seremos fortes e teremos saúde para o umbigo e medula para os ossos sei disso e presto meu testemunho em nome de Jesus Cristo, espero ter ajudado. Amém.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: