Qual a relação entre a Igreja Mórmon e a Maçonaria?

Anônimo de Piracicaba,



One Response to “Qual a relação entre a Igreja e a Maçonaria?”


Francisco Rios
2012-05-21 05:14:08
Muitas pessoas perguntam sobre o relacionamento entre os Mórmons e os Maçons. Espero que este artigo ajude os que desejam saber mais.

Quem São os Maçons?

O propósito deste site não é defender a maçonaria. É um site Mórmon. No entanto, vale a pena salientar que a maçonaria é benigna. Não é a sociedade malévola que os sensacionalistas imaginam. Há tantas teorias ridículas sobre essa organização. Muitas denominações protestantes (embora nem todas) criticam os Maçons sem fundamento. Já que muitos Mórmons são conversos destas igrejas protestantes, eles às vezes trazem essas ideias erradas consigo. Assim como muitas pessoas falam mal da Igreja SUD sem conhecer, muitas pessoas falam mal da maçonaria sem conhecer.

Os Maçons ensinam a fraternidade, o socorro e a igualdade. Todos acreditam em Deus, pois é um requerimento de sua organização. Os maçons doam muito dinheiro para a caridade, até para caridades que não são afiliadas com a maçonaria. Geralmente são bons cidadãos.

A maçonaria não procura tomar o lugar de religião. De fato, eles declaram explicitamente que "a maçonaria não é uma religião e nem quer substituir a religião".

Como é a História da Maçonaria?

A maçonaria teve um papel importante na historia Europeia e na fundação dos Estados Unidos. De fato, muitos norte americanos preeminentes dos séculos 18 e 19--bons cristãos e homens de Deus--eram também Maçons. Muitos dos fundadores dos Estados Unidos eram Maçons, inclusive George Washington, nosso primeiro presidente, Benjamin Franklin e Paul Revere. Em total, os Estados Unidos já teve 15 presidentes Maçons. Oito das pessoas que assinaram a nossa Declaração de Independência eram Maçons, juntos com nove das pessoas que assinaram nossa constituição. Na nossa guerra de independência contra a Inglaterra, a maioria dos comandantes de nosso exército continental eram Maçons; também a maioria dos generais de George Washington.

A Maçonaria na Época de Joseph Smith
Joseph Smith foi o primeiro presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele recebeu a ordem de Deus para restaurar a antiga igreja de Cristo nos tempos modernos.
Na época quando a Igreja Mórmon foi fundada, a maçonaria continuou bem popular. Depois de fundar a cidade Mórmon de Nauvoo, Joseph Smith e outros líderes da igreja ficaram interessados na maçonaria. Nesta mesma época eles estavam passando por muita perseguição. O estado de Missouri acabara de passar uma "ordem de exterminação" autorizando o genocídio de nosso povo.

Alguns dos membros de nossa igreja eram maçons, e eles falaram da fraternidade desta organização para o profeta Joseph Smith. A maçonaria da época, assim como hoje, incentivava a amizade e talvez assim pudesse ajudar a diminuir o ódio que muitos tinham para com os santos dos últimos dias. Além disso, muitos dos homens preeminentes de Illinois eram maçons, e Joseph tinha a esperança de ganhar o apoio deles para poder acabar com a horrível perseguição. O povo da igreja precisava de amigos.

Joseph Smith então se juntou a este grupo e passou dois anos como Maçom. Já que ele estava muito ocupado trazendo à luz as revelações que recebia, ele nunca participou ativamente na maçonaria, embora tinha sido declarado "maçom mestre". Muitos dos membros da igreja, no entanto, participaram na maçonaria naquela época, na esperança de evitar a perseguição. No final, não deu certo. Os mórmons foram expulsos de Nauvoo e 6.000 morreram no êxodo forçado de Nauvoo para Salt Lake City.

A Maçonaria Tem Algo a Ver com as Cerimônias do Templo Mórmon?
Os templos da igreja são considerados casas de Deus, lugares de santidade e de paz que são separados das preocupações do mundo.
Os princípios ensinados no templo foram recebidos por revelação e são claramente ensinados na Bíblia e nas outras escrituras. Já que os símbolos maçônicos eram bem comuns na época, alguns líderes da Igreja Mórmon mudaram estes símbolos para servir a nossa doutrina cristã. Os primeiros cristãos e os judeus antigos também adaptaram os símbolos de outros grupos. Por exemplo, o Natal originalmente correspondia ao solstício de inverno e outros festivais romanos, e os querubins sobre a Arca da Aliança originalmente eram símbolos assírios.

Deus sabe muito bem que seres humanos aprendem bem pela simbologia e Ele tem usado os símbolos para ensinar Seus filhos por muitos milênios, no Velho e no Novo Testamento. O importante não é o símbolo em si, mas aquilo que o símbolo representa. Deus poderia ter escolhido qualquer símbolo para representar as sagradas promessas que fazemos no templo. De fato, os símbolos que mórmons usam nos templos têm mudado de vez em quando para melhorar o processo de ensinamento, de acordo com a revelação moderna.

Embora seja verdade que alguns poucos dos símbolos no templo mórmon são parecidos com símbolos maçônicos, é importante mencionar também que aquilo que é simbolizado é bastante diferente. As cerimônias no templo mórmon são bastante cristãs, mas a maçonaria não é necessariamente uma organização cristã. De acordo com Greg Kearey, um mórmon que é também um maçom, há muitas diferencias entre os ensinamentos e os símbolos dos dois grupos, e muitos dos símbolos que têm em comum são simplesmente símbolos comuns bíblicos.

Mórmons e Maçons Hoje em Dia

Hoje não há ligação nenhuma entre os Mórmons e os Maçons. Embora um Mórmon, como qualquer pessoa, possa participar na Maçonaria, poucos Mórmons modernos são Maçons. Os líderes mórmons, por exemplo, geralmente não sabem nada de maçonaria. A igreja nem autoriza nem desencoraja os poucos mórmons que são maçons; eles são livres para fazer o que querem.

Agora, eu mesmo acho que um membro da Igreja SUD já está muito ocupado com seus chamados e com sua família. Embora a maçonaria seja benigna, se alguém tem muito tempo livre assim, creio que seria mais sábio dedicar-se mais à família ou à igreja. No entanto, se alguém deseja participar na maçonaria, a igreja não vai interferir, assim como a igreja não interfere em outros passatempos benignos.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: