Os Mórmons são Cristãos?

Anônimo,

Uma Resposta para “Os Mórmons são Cristãos?”


Francisco Rios
2012-07-09 05:37:56
Alguns se perguntam, "Os Mórmons são Cristãos?" Não se deixe enganar pelo que já ouviu. A resposta é, definitivamente, sim!

Em que os Mórmons Acreditam sobre Jesus
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Mórmons acreditam em Jesus. Mas, para eles, quem é Jesus? Ele é Deus Filho, o Salvador da humanidade. É quem criou o mundo! Veio à Terra há dois mil anos, deixando Seus ensinamentos, essenciais para nossa salvação pessoal. Sacrificou-se pelos nossos pecados, tornando possível nossa redenção perante Deus, para que possamos, um dia, retornar a Ele. Jesus também superou a morte com Sua ressurreição. Graças a Seu sacrifício, a morte não mais será o fim para nós. Poderemos viver novamente com Deus.

Em que os Mórmons acreditam sobre Jesus? Acreditamos que a salvação somente é possível através Dele. Temos de aceitá-Lo para nossa evolução espiritual após a morte. Aceitar Jesus significa muito mais do que simplesmente nutrir, em nosso coração, um sentimento bom por Ele. Aceitamos Jesus quando fazemos o que Ele nos pediu.

Por que os Mórmons não são Cristãos?

Esta é uma questão que os próprios Mórmons se perguntam! Ficamos confusos quando os outros dizem que não somos seguidores de Jesus; afinal, o nome oficial de nossa igreja é "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". A quem os Mórmons cultuam? A Joseph Smith ou algum outro líder de nossa igreja? Claro que não. Adoramos a Jesus Cristo, o verdadeiro Filho de Deus, que veio para nos salvar de nossos pecados.

Por que os Mórmons não são Cristãos? Eu ainda preciso ouvir uma boa resposta para esta questão. Dedicamos nossas vidas a Jesus. Talvez carreguemos algumas crenças singulares em relação a Ele, mas a fé de que é nosso Salvador é indiscutível. Parece-me improvável que Jesus destinará ao inferno pessoas como os Mórmons que O seguiram com fé, mesmo que suas crenças sejam um tanto erradas. Aliás... Não acho que nossas crenças sejam erradas!

No que os Mórmons se distinguem dos Cristãos?

Esta não se trata de uma pergunta apropriada, pois Mórmons são cristãos. No entanto, é verdade que são um grupo que segue um caminho singular dentro do Cristianismo. Há diferenças importantes entre Mórmons, Protestantes, Católicos e Cristãos Ortodoxos. E no que os Mórmons se distinguem dos demais Cristãos? Acreditamos que Jesus não visitou o povo somente em Israel. Após Sua ressurreição, também visitou outros povos, como, por exemplo, habitantes do então Hemisfério Ocidental. Lá foram registradas as palavras sagradas de Jesus, como o fizeram os apóstolos originais em Israel, e esses registros podem ser encontrados no Livro de Mórmon. Juntos, este livro e a Bíblia, ambos, escrituras, nos permitem um melhor entendimento do que Deus deseja que façamos com nossas vidas.

Acreditamos ainda que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são seres fisicamente separados, mas que, no entanto, trabalham em perfeita sintonia como uma unidade monoteísta, a qual chamamos de "Divindade" ou "Trindade".

Outra importante diferença é notada na autorização para se pronunciar em nome de Deus. Os Mórmons acreditam que, logo após a morte de Cristo e de seus apóstolos, a antiga Igreja Cristã vinha sendo altamente influenciada pelas filosofias e políticas gregas e romanas. Apesar dos esforços de muitos nobres homens e mulheres, a verdadeira Igreja de Cristo se perdeu, em decorrência dessas influências externas e de mudanças internas realizadas pelos humanos. Os Mórmons acreditam que Deus reformou a Igreja Cristã, em 1820, através de um homem chamado Joseph Smith, a quem é permitido falar em Seu nome.

(Traduzido do inglês por Ana Moretti)