Olá, tudo bem? Eu gostaria de saber em quais situações um membro pode ser excomungado da igreja. Obrigado.

Lívia de Franca-sp,



One Response to “Olá, tudo bem? Eu gostaria de saber em quais…”


Fernando Campos
2012-10-27 11:46:24
Através do sacrifício de Jesus Cristo, podemos vencer o pecado e a morte. (Reflections of Christ)
Olá Lívia. Obrigado por sua pergunta interessante. Na Igreja Mórmon, a excomunhão é por vezes uma etapa necessária no processo de arrependimento para que alguém que tenha cometido um pecado grave possa corrigir o rumo de sua vida. Excomunhão dá ao pecador a oportunidade de colocar sua vida em ordem para que possa eventualmente voltar à igreja através do rebatismo. O objetivo principal da excomunhão, então, é salvar a alma do pecador. Outros objetivos incluem proteger os inocentes e preservar a pureza, integridade e bom nome da Igreja.

Excomunhão só é usada no caso de pecados graves como homicídio, abuso, incesto, adultério, poligamia, apostasia, aborto, o ensinamento intencional de falsas doutrinas ou atitudes em uma tentativa de destruir a Igreja por dentro, etc e tal. Pecados menos graves podem ser resolvidos através de aconselhamento com o bispo; algumas limitações temporárias podem ser impostas de acordo com a gravidade do pecado, mas a excomunhão não é necessária na grande maioria dos casos.

Outros fatores são levados em conta quando se tenta determinar se alguém deve ser excomungado por um pecado grave:

1. O pecador violou convênios essenciais, tais como os convênios associados com o casamento, o templo ou o sacerdócio? Por exemplo, alguém que tenha participado nas ordenanças sagradas do templo e tem feito os convênios relacionados com estas ordenanças provavelmente passará por consequências maiores do que alguém que ainda não tenha passado pelo templo.

2. O pecador tinha um cargo na igreja de confiança ou de autoridade? Um bispo pecador, por exemplo, passará por consequências maiores.

3. O pecador é um réu primário? Ou tem cometido o mesmo pecado repetidamente, sugerindo que o arrependimento anterior foi inadequado?

4. O pecado foi cometido quantas vezes? Quantas pessoas inocentes sofreram por causa deste pecado?

5. Como é a experiência ou maturidade espiritual do pecador? É alguém que tem sido um membro da igreja há 20 anos e é maduro no evangelho, ou é um converso recente de 15 anos de idade que ainda não compreende plenamente o que significa ser um mórmon?

6. A excomunhão fará um grande dano a pessoas inocentes? Por exemplo, como será o impacto da excomunhão na vida dos membros inocentes da família do pecador?

7. O pecador voluntariamente confessou seu pecado às autoridades da Igreja, sugerindo um arrependimento real, ou só confessou porque seu pecado foi descoberto por outras pessoas?

8. Há evidência que o arrependimento é real? O pecador tem demonstrado remorso e um compromisso de se arrepender? O pecador tem fé e esperança na expiação de Cristo?

Espero que esta resposta ajude! Se você está enfrentando a excomunhão, saiba que Deus ainda a ama. A excomunhão pode ser uma bênção na vida do pecador porque lhe dá a oportunidade de colocar sua vida em ordem e voltar à Igreja depois de passar por um processo de arrependimento completo.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: