Queria saber de que fontes vc tirou que homossexuais pode receber a exaltação sem o casamento. É muito importante pra mim pois tenho o mesmo problema e se for verdade me sentirei mais feliz em minha condição sem a obrigação de me casar.

Anônimo de São José Dos Campos,



Uma Resposta para “Queria saber de que fontes vc tirou que homossexuais…”


Mario Rubio
2012-07-16 06:53:18
Olá amigo. Fico feliz que você postou sua pergunta aqui, já que tenho grande respeito pelos membros da igreja que têm atração por pessoas do mesmo gênero mas mesmo assim escolhem guardar os mandamentos e permanecer na igreja. Conheço tantas pessoas que falam palavras bonitas sobre sua dedicação a Cristo, mas na hora difícil eles acabam fazendo o que é pessoalmente conveniente. Um mórmon gay que escolhe ser fiel aos mandamentos de Deus obviamente não é este tipo de pessoa, e por isso você tem meu respeito.

Há vários profetas e apóstolos que têm ensinado que mórmons gays fieis não precisam casar-se nesta vida para receber a exaltação. O meu discurso predileto sobre este tema é "Same-Gender Attraction" ("Atração por Pessoas do Mesmo Sexo"), por Dallin H. Oaks. Fiquei surpreendido quando não consegui encontrar este discurso em Português.

Neste discurso, o Élder Oaks deixa bem claro que Mórmons gays não precisam casar-se: "Através do plano misericordioso de nosso Pai Celestial, as pessoas que desejam fazer o que é certo, mas por nenhuma culpa própria são incapazes de ter um casamento eterno nesta vida mortal, terão a oportunidade de qualificar-se para a vida eterna em um período posterior a mortalidade, se eles guardam os mandamentos de Deus e são fiéis ao seus convênios..."

Busquei informação explicitamente escrita em Português e encontrei uma entrevista dada por Élder Oaks e Élder Wickman que também trata deste assunto, embora de forma menos direta.

O entrevistador pergunta: "O casamento heterossexual pode ser uma opção para os que têm inclinações homossexuais?"

O Élder Oaks responde, entre outras coisas: "O casamento não deve ser encarado como um passo terapêutico para resolver problemas como inclinações ou práticas homossexuais. Para mim, isso significa que não vamos ficar parados pondo em risco as filhas de Deus que realizam tal tipo de casamento sob falsas aparências ou sob uma nuvem que lhes seja desconhecida. Pessoas que passam por esse tipo de desafio que não podem controlar [suas tendências ou sentimentos], não poderiam ingressar no casamento de boa fé."

Depois, o Élder Wickman clarifica como um mórmon gay deve encarar o seu potencial divino: "Se eu puder manter-me digno aqui, se puder ser fiel aos mandamentos do evangelho, se puder manter os convênios que fiz, as bênçãos da exaltação e vida eterna que o Pai Celestial tem para todos os Seus filhos aplicam-se a mim. Todas as bênçãos -- inclusive o casamento eterno -- são e serão minhas na ocasião oportuna [supostamente na vida vindoura]."

Esta questão de sexualidade é super complexa e, para alguns, até fluída. Alguns jovens têm sentimentos ou até experiências homossexuais e depois, quando forem adultos, são 100% heterossexuais. Outras pessoas que se consideram homossexuais são, na realidade, bissexuais e podem ter relacionamentos românticos com pessoas do outro sexo também. Embora a terapia não pareça ajudar a maioria das pessoas que são 100% homossexuais e talvez possa até ser prejudicial em alguns casos, também há exemplos raros de pessoas que conseguem mudar a sua sexualidade e casar-se (ou manter seus casamentos) com alguém do outro sexo através da terapia. David Matheson é um famoso exemplo disso.

Conheço o exemplo de um irmão (Josh Weed) que é 100% homossexual mas escolheu casar-se com uma mulher mesmo assim. Ele consegue amá-la, não sexualmente, mas de uma maneira muito profunda e espiritual. Eles têm três filhas. Ele avisou sua futura esposa que era gay bem antes do casamento, então foi honesto com ela. Creio eu que esta solução não é certa para a grande maioria dos mórmons gays, e a igreja não necessariamente aconselha o casamento nestes casos. No entanto, creio que é importante mencionar todas as possibilidades.

Tendo dito isso, irmão, sem dúvida há mórmons gays fieis que sabiamente escolhem não entrar em casamentos heterossexuais. Estes membros, como tem ensinado Élder Oaks e outros, com certeza poderão receber a exaltação. Espero que esta resposta ajude.

Deixe um Comentário


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: