Bancando o Trabalho Humanitário

Dinheiro MórmonUma reportagem da revista Time sugeriu em 1996 que a igreja recebeu $5,2 bilhões de dólares em dízimo. O número de mórmons no mundo tem crescido 20% desde então. Naquele ano, a revista Time estimou que os recursos da igreja, que incluem terras e empresas, valem $30 bilhões de dólares. Este dinheiro é meticulosamente cuidado para maximizar os seus benifícios, benefícios que incluem um programa extensivo humanitário. Segundo Time, se a igreja fosse uma coopreação, seria alistada no Fortune 500 acima das empresas Nike e The Gap. Como é que a igreja tem tanto?

  • Membros fiéis da igreja pagam 10% de sua renda, dinheiro chamado de dízimo, além de “ofertas de jejum”, que são usadas para cuidar dos pobres. O dízimo constitue 90% da “renda” da igreja, pelo menos no ano 1996.
  • A maioria do clérigo SUD (inclusive seus missionários) não é remunerada, assim eliminando muitos custos. (As Autoridades Gerais, que trabalham de tempo integral pela igreja, recebem uma mesada modesta para poder viver, já que seus deveres não permitem que tenham empregos seculars.)
  • Já que a igreja emfatisa tanto o trabalho árduo, muitos mórmons têm condições financeiras boas. De acordo com a revista Time, “Não há outra igreja nos Estados Unidos tão ativa na vida econômica quanto os Santos dos Últimos Dias, nem, por capital, outra igreja tão bem financeiramente bem-sucessida…” Tendo dito isso, é claro que há muitos, muitos mórmons pobres, inclusive eu mesmo!
  • Mais ou menos 10% da “renda” da igreja vem de seus recursos físicos. Alguns dos recursos físicos conhecidos da igreja incluem:
Corporação
Descrição
AgReserves Inc, Salt Lake City, Utah O maior produtor de nozes nos Estados Unidos, parte do sistema SUD de bem-estar.
Beneficial Life Insurance Co. Recursos de $1,6 bilhões.
Bonneville International Corporation O décimo quarto maior corrente de canais de rádio nos Estados Unidos, usada para transmitir a bianual conferência geral SUD.
Deseret Cattle and Citrus Ranch em Orlando, Flórida O maior rancho de gado no mundo (312.000 acres). Só a terra vale $858 milhões. O rancho faz parte do sistema SUD de bem-estar.
Farmland Reserve, Inc Empresa que possui 228.000 acres no estado de Nebraska. Naquele estado perde só para as terras de Ted Turner (290.000 acres). Também possui terras leste da cidade de Orlando que valem $10 milhões. Esta empresa faz parte do sistema SUD de bem-estar.
Polynesian Cultural Center, Havaí O centro preeminente de visitantes no Havaí.

Lendo isso, talvez tenha a tendência de imaginar a igreja como uma organização grande, capitalista e sem face humano, mas essa concepção é longe da verdade. Mesmo tendo estes recursos financeiros, a igreja é uma organização sem fins lucrativos. Imagine a influência para o bem que tanto dinheiro tem…imagine as crianças na África recebendo suas imunizações, os pobres no Brasil recebendo empréstimos para poderem estudar, os pobres e os ricos adorando Deus juntos. O poder para fazer o bem é enorme.

(Acurado desde 1996. Veja Wikipedia e Ford Motor.)


A igreja não tem nenhuma dívida. Todos os prédios são pagos à vista (mais ou menos duas novas congregações por dia).

(Acurado desde 2006. Veja Ford Motor.)

10 Responses to “Mórmons e Dinheiro”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)