Cultura Mórmon

Mórmons e a Música

Música e hinos têm sido uma parte importante da igreja SUD desde seu início. Mórmons acreditam que o cantar é uma forma importante de adoração e oração a Deus. ()

O Mormon Tabernacle Choir (o Coro do Tabernáculo Mórmon)

O Mormon Tabernacle Choir
Depois de fugir a perseguição e chegar no estado de Utah, imigrantes mórmons de Galês criaram um coro que desde então se tornou conhecido internacionalmente como o Mormon Tabernacle Choir (o Coro do Tabernáculo Mórmon). O Mormon Tabernacle Choir não é só um dos coros maiores e mais velhos do mundo, mas também é entre os mais famosos. Já apresentou em mais que 28 diferentes países e em muitos lugares nos Estados Unidos. De fato, depois de cantar na sua inauguração no ano 1981, o presidente Ronald Reagan disse que o Mormon Tabernacle Choir era “o coro da América”. Todos os participantes no coro de 360 vozes são voluntários.

O programa do rádio Music and the Spoken Word, que transmite apresentações do Mormon Tabernacle Choir, é a transmissão de rede mais duradoura na história (nesta altura já faz 75 anos) e é transmitido em mais que 2.000 estações de rádio e canais de TV.

Hinos Mórmons

O hinário usado pela igreja nas suas reuniões semanais é disponível na internet. A versão online inclui socorros para ajudar ouvintes a aprender as palavras e partes de cada música. O hinário moderno foi publicado em primeiro lugar no ano 1985 e tem 341 hinos, 26 de quais foram incluídos no hinário original compilado por Emma Smith em 1836.

Música Mórmon Contemporâneo

Música Mórmon Contemporâneo inclui arranjos de hinos, peças orquestrais e “christian rock” mórmon. Artistas populares incluem Michael McLean, Kenneth Cope, Hilary Weeks, Jericho Road, Julie de Azevedo, Afterglow e Enoch Train.

Cinema Mórmon

Nos anos recentes têm surgido muitos filmes mórmons, tanto comédias quanto dramas. Infelizmente, não há muitas amostras destes filmes disponíveis na internet. Embora não seja estritamente um filme mórmons, Napoleon Dynamite pode ser considerado o primo do cinema mórmon. Não sei como sinto tendo Napoleon Dynamite como o embaixador de mormonismo ao mundo!

Exemplos de cinema mórmon (filmes com temas mórmons) incluem American Mormon, Baptists At Our Barbecue, Book of Mormon Movie, Brigham City, Down and Derby, God’s Army, Jack Weyland’s Charly, Johnny Lingo, Legacy, Mobsters and Mormons, The Singles Ward, Mr. Krueger’s Christmas, Pride & Prejudice, Saints and Soldiers, Saturday’s Warrior, Sons of Provo, The Best Two Years, The Book of Mormon Movie, The Home Teachers, The Legend of Johnny Lingo, The Other Side of Heaven, The R.M. e The Work and the Glory: American Zion. Descrições detalhadas destes filmes podem ser encontradas no site www.ldsvideo.com.

Mórmons e a Educação

Graças a um programa da igreja de quatro anos chamado “seminário”, muitos jovens mórmons são instruídos na doutrina, escrituras e história SUD por uma hora todo dia útil. Para os jovens adultos de 18 a 30 anos, a igreja tem um programa similar chamado de “instituto” que se realize seminal ou bissemanalmente. Quase 750.000 estudantes participam nestes dois programas e são ensinados por mais que 35.000 professores pagos e voluntários. ()
(Acurado desde 2004. Veja LDS Quick Facts.)

A BYU, em Provo, UtahA igreja tem um programa extensivo de educação secular também, inclusive universidades nos Estados Unidos e escolas para crianças e jovens no além-mar. Mais que 50.000 estudantes de tempo integral participam nas universidades e nas outras escolas da igreja. BYU Provo, com 30.000 estudantes, é a maior universidade particular com um só campus nos Estados Unidos (e talvez o mundo). Clique aqui para ver outra imagem do campus da BYU (Provo), ou clique nas imagens abaixo para ver vídeos produzidos por estudantes que mostram mais a universidade. (Acurado desde ~2004. Veja LDS Quick Facts e Ford Motor.)

130.000 estudantes na América do norte participam no programa BYU Independent Study (estudo intependente da BYU), que oferece 340 cursos na Internet e 530 cursos pelo correio. (Acurado desde 2006. Veja Ford Motor.)

Cinqüenta línguas são ensinadas no Centro de Treinamento Missionário (CTM) em Provo, Utah. (Acurado desde 2003. Veja LDS Quick Facts.)

Em 2001, a igreja estabeleceu o que chama de “o Fundo Perpétuo de Educação”. Empréstimos com juros baixos são feitos a estudantes pobres no mundo em desenvolvimento, estudantes que não poderiam conseguir uma boa educação de outra forma. Mais que 10.000 empréstimos já foram feitos, e o projeto está expandindo. (Acurado desde 2006. Veja Ford Motor.)

Há uma tendência interessante na igreja SUD, uma tendência oposta aquela encontrada na maioria de denominações: o índice de participação ativa na igreja aumenta enquanto o nível de educação secular aumenta. (Acurado desde 1995? Veja Adherents.com.)

Utah, um estado dos Estados Unidos onde a maioria é mórmon, tirou primeiro lugar no país no número de exames AP (exames feitos no colégio que valem como exames universitários) e exames AP passados por capita. (Acurado desde 1997. Veja Adherents.com.)

“De todos os estados dos Estados Unidos, Utah gasta menos por estudante mais é primeiro em adultos que se formaram do colégio e vão para a universidade.” (Acurado desde 2006. Veja Ford Motor.)

A Importância da Família

Famílias são centrais à cultura mórmon. Mórmons acreditam que o casamento pode durar para sempre, não só até a morte. Estes tipos de casamentos eternos são chamados de selamentos. ()

Estatisticamente, de todos os estados dos Estados Unidos, Utah, um estado onde a maioria é mórmon, é…

  • Primeiro no índice de crianças com dois pais.
  • Primeiro no índice de nascimentos e tamanho de família.
  • Primeiro no índice de casais casados.

(Acurado desde 2006, 1999(?). Veja Ford Motor e Adherents.com.)

Casais SUD que casam nos templos mórmons têm a menor índice de divórcio “entre todos os grupos sociais e religiosos dos Estados Unidos estudados”. O índice de divórcio é 5,4% para os homens e 6,5% para as mulheres. Clique para fazer uma excursão virtual da praça do templo em Salt Lake City Utah, onde eu fui casado!
(Acurado desde 1999(?), 1996. Veja Adherents.com.)

Claro que estatísticos não capturam inteiramente a importância da família na cultura mórmon. Uma redação pessoal que escrevi quando eram missionário no Brasil, intitulado
A Corrente, talvez ajude a ilustrar este princípio melhor que meros números.

A biblioteca genalógica em Salt Lake CityMórmons também estão muito interessados nas suas histórias familiares. A igreja SUD estabeleceu o maior banco de dados genealógicos do mundo. Pode ser acessado usando a internet (www.familysearch.org) ou visitando mais que 3.700 bibliotecas regionais gratuitos, todos com voluntários que ajudam os visitantes a aprenderem mais sobre como usar o software e o equipamento de história familiar. A igreja também criou um programa do computador chamado de “Personal Ancestral File” (Arquivo Pessoal dos Ancestrais) que permite tanto mórmons quanto “não-mórmons” a organizarem suas próprias histórias familiares.

Um centro de história familiarPor que enfatizar tanto a história familiar? Lembrar daqueles que já passaram é central a teologia mórmon. Malaquias 4:5-6 ensina, “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Mórmons acreditam que este “converter o coração” é o trabalho de história familiar e a subseqüente obra feita nos templos que une as famílias através das gerações. Assim a ênfase na história familiar vem da ênfase mórmon na família. (Acurado desde 2006. Veja Ford Motor.)

16 Respuestas para “A Cultura Mórmon”


Deja su Comentario





 
(Seu e-mail nunca será publicado)


letras restando